Fazer um arroz soltinho parece fácil, mas não é uma arte que todas as mulheres dominam por completo. Às vezes funciona, nem sempre quando vem vista para almoçar dá certo.

Segredo para o arroz soltinho

Dentre as dicas da Gabriela Pegurier, ex-participante do reality show Cozinheiros em Ação, do canal GNT, é preciso lavar o arroz em água corrente até que a água não esteja mais saindo leitosa. “É esse amido que deixa o arroz empapado”, diz youtuber do canal Cozinha 123.

Deixe o excesso de água escorrer antes de levar ao fogo. Coloque três colheres de óleo numa panela funda média e refogue em fogo médio: uma cebola pequena picada e dois dentes de alho. Adicione o arroz e mexa o refogado por um minuto, com muito cuidado para não queimar o alho. 

Acrescente duas xícaras de água fervente, adicione o sal, mexa, coloque a tampa entre aberta na panela, abaixe o fogo e deixe o arroz cozinhando até que a água seque, formando bolhazinhas na superfície do arroz. Se for servir o arroz imediatamente, acrescente mais duas xícaras de água fervente, tampe e deixe cozinhando até a água secar novamente. Se for servir mais tarde, cinco minutos antes de levar à mesa, acenda o fogo médio, junte a mesma quantidade de água fervente e repita o procedimento.

Veja como é fácil:

Receita de feijão básico

Para preparar um caldo de feijão carioquinha, você vai precisar:

Ingredientes

  • 500g de feijão carioca 
  • 50 g de bacon 
  • 4 dentes grandes de alho espremidos 
  • 1 colher de sopa rasa de sal 
  • 1 colher de café de pimenta do reino preta moída 
  • 1 folha de louro

Modo de preparo

Coloque na panela de pressão o dobro de água para a quantidade de feijão que você quer cozinhar. Quando a panela ganhar pressão, abaixe o fogo e marque 30 minutos no relógio. Espere que todo o vapor saia de dentro da panela, antes de abrir a tama. Numa outra panela, frite cubos de bacon, acrescente alho espremido e deixe dourar levemente. 

Coloque uma concha do feijão cozido sem caldo e junte ao alho com bacon, amassando os grãos contra o fundo da panela. Volte essa mistura para panela de pressão sem fechar e volte novamente ao fogo baixo e adicione sal, pimenta e louro. Deixe cozinhar até o caldo engrossar.

Aprenda o passo a passo:

Fonte: Bolsa de Mulher