Shawn Hempel/Shutterstock

Com preço sempre em conta, prática de carregar na bolsa e ideal para lanches entre as refeições, a banana traz diversos benefícios para a saúde que vão muito além da prevenção de cãibras e dores musculares. Fonte de melatonina, o hormônio do sono que, além combater a insônia, ameniza dos sintomas da TPM, a fruta ainda melhora o humor por conter triptofano, um precursor da serotonina, conhecida popularmente como “hormônio do bem-estar”.

A banana ainda pode ser aliada da dieta, apesar de ser um alimento de valor calórico relativamente alto. Isso porque é rica em fibras, que regula o intestino, retarda a fome e garante saciedade. Em seu perfil no Instagram, a nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat ainda indica a banana como opção para driblar a vontade de comer doces, se você seguir um truque simples.

Thinkstock

Segundo a especialista, assar a banana casca garante um purê doce em poucos minutos. O calor faz com que o seu açúcar natural fique mais concentrado, saciando a fissura por alimentos doces e contribuindo assim para o processo de emagrecimento. Levando em conta as calorias e a quantidade de fibra alimentar presente em cada tipo de banana, é possível identificar a banana maçã como a melhor para a dieta. Confira na tabela:

  • Banana-da-terra – 128 calorias e 1,5 g de fibras.
  • Banana ouro – 112 calorias e 2 g de fibras.
  • Banana prata – 98 calorias e 2 g de fibras.
  • Banana nanica – 92 calorias e 1,9 g de fibras.
  • Banana maçã – 87 calorias e 2,6 g de fibras.

Banana na dieta:  

Fonte: Bolsa de Mulher