YuriyZhuravov/Shutterstock

Indicado para cabelos que sofrem com falhas ou queda, o óleo de rícino também tem grande potencial hidratante e outras funções no cuidado com os fios, que podem fazer com que cresçam mais rápido.

Segundo a dermatologista Elizete Kaffer, especialista em tricologia da Clínica Shalon de Campinas (SP), é preciso ter alguns cuidados na aplicação e saber exatamente em quais casos o óleo de rícino funciona ou não.

Como fazer o cabelo crescer rápido

Ela explica que quando o crescimento capilar esta sendo prejudicado por fatores externos agressores desidratantes e desvitalizantes (como sol, secador, tinturas e produtos cosméticos), a aplicação do óleo de rícino, além do efeito selante, pode auxiliar no aporte nutricional e hidratante da estrutura capilar, o que ajuda a evitar a fratura por quebra e faz com que os fios cresçam mais saudáveis. 

Já a velocidade do crescimento dos fios depende de uma série de fatores internos como fornecimento de nutrientes, inexistência de toxinas, saúde e bom funcionamento dos sistemas neuro, endócrino e imunológico. “Para a otimização do crescimento capilar, há a necessidade de otimizar todos estes fatores externos e internos. Deste modo, somente o óleo de rícino em aplicação tópica não possui potencial de eficácia significativo para acelerar o crescimento do cabelo“, explica.

Dicas para usar óleo de rícino

kazmulka/Shutterstock

Extraído da mamona, óleo tem grande potencial hidratante

Se o objetivo for o de fortalecer e hidratar, ela recomenda usar o óleo de rícino nos cabelos de forma diluída em outros produtos, como a máscara. Importante: a dermatologista alerta para nunca usar antes do secador de cabelo e da chapinha, pois ele pode reagir a temperaturas altas.

Outra recomendação da profissional é não se expor ao sol durante a aplicação e lavar sempre em até duas a quatro horas após passar o produto, pois ele pode ocasionar a obstrução dos poros capilares e causar irritação no couro cabeludo.

Quanto custa?

Há muitos fatores que interferem no preço do óleo de rícino como a procedência e o grau de pureza. É importante pesquisar bem antes de comprar. Os valores variam de 20 a 200 reais cada 20 ml.

Fonte: Bolsa de Mulher