Image Point Fr/ Shutterstock

Para muitas mulheres maduras, o fim da menstruação pode ser encarado como um verdadeiro alívio se elas não sofrem com os sintomas que são acompanhados da menopausa. Isso porque nem todas experimentam as famosas e temidas ondas de calor ou mesmo os outros incômodos tradicionais do período. Confira alguns mitos e verdades sobre a menopausa e os sintomas que nem sempre aparecem com a condição:

Ondas de calor: apesar de ser considerado o sintoma mais comum da menopausa, muitas mulheres desconhecem o incômodo. Por outro lado, podem experimentar mudanças constantes de humor ou dores nas articulações.

Perda do desejo sexual: a redução de estrogênio e testosterona podem provocar queda na libido, além de secura vaginal, que compromete as relações sexuais. No entanto, mais uma vez, a condição pode variar de mulher para mulher.

Veja atitudes que você toma que vão contra as suas próprias vontades

ShutterStock

Depressão: saiba que nem todos os sintomas da menopausa são apenas físicos e, tristeza excessiva, depressão e ansiedade podem acompanhar algumas mulheres neste período.

Efeitos da menopausa: na maioria dos casos, os sintomas da menopausa permanecem por cerca de 4 anos, mas o período também pode variar, podendo chegar até 10 anos em caso de perimenopausa, que é o pouco tempo que precede a menopausa em si.

Retardar a menopausa: 

Fonte: Bolsa de Mulher