Thinkstock

No outono-inverno, quando não é tão agradável beber drinques e sucos gelados, muitos tentam desesperadamente evitar o café. E uma das melhores alternativas para os dias frios é o chá de ervas, que tem seus próprios benefícios nutricionais. Mas, com tantas variedades disponíveis, por onde começar? Conheça a seguir, algumas alternativa saudáveis, saborosas e reconfortantes.

Chá verde

Benefícios: antioxidante, energiza, desintoxica.

É fantástico por dar um pontapé semelhante ao café, mas sem o declínio de energia. As catequinas do chá verde fornecem uma quantidade significativa de antioxidantes, que são importantes para ajudar a equilibrar os os radicais livres dos poluentes e alimentos prejudiciais à saúde.

Rooibos

Benefícios: combate o envelhecimento precoce, o ganho de peso, contribui para a pele e o foco.

Este chá totalmente livre de cafeína, vindo das costas sul-africanas, tem uma cor distinta e doce, além de sabor perfumado. Ele contém altos níveis de antioxidantes polifenóis que previnem  o envelhecimento, enquanto o seu teor de zinco promove uma boa pele. Rooibos é também uma fonte única de dois antioxidantes raros (aspalathin e nothofagin), que são eficazes em reduzir o estresse, regular o açúcar no sangue e proteger as células nervosas.

Cogumelo

Benefícios: combate o estresse, contribui com a pele, dá energia, eleva o humor e a imunidade.

Isto pode soar como uma escolha um pouco incomum, mas chá de cogumelo é incrivelmente nutritivo e surpreendentemente saboroso. Através de um extenso processo de extração e secagem, todos os benefícios nutricionais dos fungos, que incluem a melhora do sono, fortalecimento do sistema imunológico, aumento da energia e melhora da memória, são liberados. Cogumelos também compartilham quase 40% do mesmo DNA dos seres humanos, fazendo com que este seja um chá essencial à sua saúde.

Camomila

Benefícios: combate a insônia, o estresse, e melhora a digestão.

Famosa por suas propriedades calmantes, a camomila pode ajudar a induzir uma noite de sono repousante e tem um efeito relaxante sobre o sistema nervoso. Seu conteúdo ajuda a manter o sistema digestivo saudável, equilibrando as bactérias no intestino. 

Gengibre

Benefícios: combate as náuseas e o enjoo matinal, estimula a circulação.

Fresco ou desidratado, a especiaria é ótima para aumentar a circulação, especialmente, nos meses de inverno. Também é bom para reduzir náuseas, sendo uma ótima opção para as gestantes que sofrem de enjoo pela manhã.

Hortelã

Benefícios: melhora a digestão, combate a síndrome do intestino irritável, tosses e resfriados.

Os chás de hortelã fresco têm efeitos antiespasmódicos, que ajudam se você sofre de síndrome do intestino irritável ou com cãibras. Seu mentol também estimula uma respiração saudável e limpa.

Fonte: Bolsa de Mulher