por Jaqueline Rodrigues

De acordo com pesquisas estrangeiras, até 42% dos funcionários verificam o seu e-mail de trabalho quando estão de folga. O problema é que esse hábito de checar e-mails ou atender a ligações fora do seu expediente pode se transformar em uma compulsão e, mais tarde, em doença.

De acordo com a Isma (International Stress Management Association), o workaholic (profissional viciado em trabalho) tem 65% mais chances de desenvolver doenças cardíacas do que as outras pessoas. O uso do e-mail pelo celular aumentou esse problema. O trabalho que ficava restrito ao expediente agora toma conta da vida 24 horas por dia.

Para evitar se manter conectado às preocupações e assuntos restritos à jornada profissional, siga algumas sugestões:

  • Não leve mais o celular para locais de lazer e descanso, a não ser quando é extremamente necessário, como, por exemplo, quando tem um familiar doente.
  • Encare a vida como uma empresa, com várias áreas para administrar. Uma boa gestão de vida também precisa incluir o lazer entre suas tarefas.
  • É importante dedicar um período do dia para si mesmo. Se não conseguir se exercitar ou meditar, por exemplo, apenas respire fundo e preste mais atenção em você.
  • Leia um livro. Tente um bom romance, uma aventura ou sua história em quadrinhos favorita. Pode até ler livros sobre empreendedorismo, desde que seja por prazer e não obrigação.
  • Assista a um bom filme ou documentário. Tem uma lista de inúmeros títulos que ensinam muito sobre gestão sem você nem ao menos notar.

Fonte: Bolsa de Mulher