Muita gente não gosta de comer arroz integral porque não conhece a maneira certa de prepará-lo. Mais saudável, o arroz integral é mais firme e duro quando comparado ao arroz branco por ser menos processado. No seu processo de refinamento e clareamento, o arroz acaba perdendo não só a maior quantidade de fibras, como também nutrientes e proteínas, resultando em mais carboidratos apenas.

Substituir o arroz branco pelo integral é uma troca eficiente. Meia xícara do grão integral contém 1,7g de amido resistente, um carboidrato saudável, que ajuda o metabolismo a queimar gorduras e fornece bastante energia.

– Primeiro, lave o arroz. Diferentemente do tipo branco que, quanto mais você lava e troca a água, é melhor para que fique soltinho, o arroz integral pode ser lavado apenas uma vez.

– A forma mais indicada de preparar o arroz integral é usar a medida em proporção: adicionar para cada xícara do grão, três xícaras de água já fervente.

– Como mantém sua estrutura intacta durante o processo de refino, o arroz integral não precisa ser refogado antes de adicionar a água. Isso é feito no grão descascado e branco para que a alta temperatura sele o arroz e ele não fique empapado.

– Na hora de preparar, refogue os temperos da sua preferência (alho, gengibre), adicione a água fervente e depois o arroz na panela. Deixe cozinhar com a panela semiaberta por aproximadamente 25 ou 30 minutos em fogo médio. Fique de olho para não queimar.

Veja o passo a passo com dicas:

Fonte: Bolsa de Mulher