Logo após receber a boa notícia de gravidez, a maioria das mulheres começa imediatamente a pedir informações ao médico e pesquisar assuntos relacionados a alimentação e saúde para evitar prejuízos ao bebê. Dúvidas sobre tratamentos estéticos são bastante comuns no período e, sempre envolvidos em mitos e superstições, acabam provocando uma verdadeira confusão na mente das futuras mamães. Confira abaixo um guia definitivo do que é ou não seguro fazer com os cabelos durante a gestação:

Posso tingir os cabelos durante a gravidez?
Os três primeiros meses da gestação são os mais sensíveis e, por isso, neste momento o ideal  é evitar o uso de qualquer produto ou corantes. Depois deste período, alguns médicos consideram seguro o tingimento, mas essa não é uma opinião unânime entre os profissionais da saúde. O principal é tirar dúvidas sobre seu médico pessoal, no qual você confia o tratamento.

Voyagerix/Shutterstock

Posso realizar uma hidratação profunda nos fios na gravidez?
Quem possui cabelos secos deve perceber que, na gestação, eles podem ficar ainda mais ressecados. Não há qualquer problema em realizar um condicionamento profundo sem exageros, uma vez por mês, para tratar os fios. Mas sempre consulte seu médico sobre os produtos que pode ou não usar.

Posso usar qualquer produto nos cabelos durante a gravidez?
Não. Assim como qualquer pessoa, é importante ler sempre os rótulos de cada produto para conhecer suas contraindicações. Há muitas substâncias químicas nocivas e ingredientes na maioria dos produtos comercializados e até mesmo em itens orgânicos. Antes de fazer qualquer compra, pesquise e consulte seu médico.

Posso realizar tratamentos químicos nos fios durante a gravidez?
Não. O seu corpo passa por uma série de mudanças hormonais na gestação e o procedimento pode ser afetado quando você usa produtos químicos indiscriminadamente. O mais indicado é abrir mão tratamentos químicos no período para manter em segurança a saúde do bebê, evitando possíveis reações que seu corpo não está preparado para lidar.

Posso fazer massagens nos cabelos na gravidez?
Os fios normalmente ficam menos nutridos do que de costume durante a gestação, por isso é recomendável lubrificar o cabelo de três a quatro vezes por semana. Além disso, uma massagem no couro cabeludo pode ainda melhorar significativamente a integridade dos fios e ser uma ótima maneira para você relaxar.

Fonte: Bolsa de Mulher