Apesar de ainda não ser tão comum no prato dos brasileiros, o açafrão, também conhecido como cúrcuma, tem se popularizado a cada dia graças aos seus inúmeros benefícios e versatilidade na culinária, podendo garantir coloração único a preparações e até mesmo substituir o sal como uma versão saudável de tempero.

Poderoso anti-inflamatório natural, o açafrão tem ação analgésica, antibacteriana, antioxidante, antialérgica e antiespasmódica, ou seja, anti tudo o que é ruim, podendo ser usado no tratamento de simples resfriado até dores crônicas. Além disso, o alimento funcional é conhecido por prevenir Alzheimer, pois ajuda na remoção das placas que se formam no cérebro, características da doença.

Açafrão emagrece

Rico em fibras e vitaminas, o açafrão pode ser um excelente aliado da dieta por ajudar a reduzir as gordurinhas acumuladas graças à curcumina, uma substância responsável por limpar toxinas do organismo associadas ao ganho de peso. Fonte de antioxidantes, o alimento ajuda os marombeiros, pois combate dores, inflamações e promove a recuperação muscular do pós-treino.

Como consumir açafrão

Além de poder ser ingrediente especial de chás que combate gripes, o tempero ainda pode garantir cor exuberante à tradicional tapioca, turbinando seu poder emagrecedor, ser adicionado à omelete ou ovo mexido depois da academia, temperar frango desfiado ou grelhado, o molho do macarrão e que acompanha a abobrinha e até mesmo inovar o sabor do arroz do dia a dia.

Saúde e beleza: 

Fonte: Bolsa de Mulher