brunavilelanutri/Instagram

Preparar um purê substituindo a batata, que costuma ser a mais usada nesse prato, por ingredientes menos calóricos e mais benéficos à saúde é uma ótima dica para quem está de dieta ou buscando manter uma alimentação equilibrada.

A nutricionista Bruna Vilela, responsável pela dieta de famosas, como a atriz Fernanda Souza, ensina uma receita que não contém glúten nem lactose. “Purês de legumes são boas opções de acompanhamento de proteínas e também ótimo para consistência em molhos em substituição ao trigo e creme de leite. Ficam ótimos para engrossar sopas, feijão, molhos de picadinhos”, diz.

Truque para emagrecer

A dica de Bruna é consumir o purê quentinho 20 minutos antes das refeições. Um pote pequeno é suficiente para reduzir a fome e evitar que se coma muito no prato principal. Além disso, é uma forma saborosa de encher o corpo de nutrientes.

Receita de purê saudável

Os dois principais ingredientes são a abóbora, que tem poucas calorias e muitas fibras, que garantem a saciedade; e a cenoura, rica em minerais, fibras, cálcio, ferro, proteínas e vitaminas, que ajuda a regular o funcionamento do intestino e deixa até a pele mais bonita.

Amooo purê de abóbora e cenoura (quem me acompanha no snap sabe que faço sempre) por serem muito nutritivos e bem menos calóricos quando comparado ao purê de batata, por exemplo. 🍅🍠🍆 Purês de legumes são boas opções de acompanhamento de proteínas e também ótimo para consistência em molhos em substituição ao trigo e creme de leite. Ficam ótimos para engrossa sopas, feijão, molhos de picadinhos… . 🌱OPÇÕES: Couve flor, abóbora, cenoura, erva doce e nabo rendem ótimos purês. Você também pode criar a sua versão misturando legumes diferentes. . 🌱PREPARO: Cozinhar os legumes lavados e cortados e bater no processador. Depois podem voltar para a panela com um pouco de manteiga ghee e ervas ou o tempero da sua preferência. . 🌱ARMAZENAMENTO: Você pode fazer para conservar e usar durante a semana. Após o preparo transfira para potes de vidro e guarde na geladeira. Uma outra opção é armazenar em forminhas de gelo no freezer, o purê que você for usar para engrossar molhos (retire do freezer só o cubo que for usar); . 🌱DICA: um potinho de purê de cenoura quentinho 20 minutos antes das principais refeições, acalma o estômago (tipo um abraço, sabe?). E pode evitar que você sente a mesa com uma fome monstra. #nutriçãofuncional #gastronomiafuncional #healthylifestyle #semgluten #semleite #semlactose #vidasaudavel #vidanatural

Ingredientes

  • Abóbora e cenoura a gosto
  • Manteiga ghee
  • Ervas a gosto
  • Outras opções são couve-flor, erva doce e nabo

Modo de fazer

  • Lave os legumes e cozinhe.
  • Em seguida, bata no processador e volte para a panela.
  • Acrescente um pouco de manteiga ghee.
  • Tempere com ervas ou como preferir.

Como armazenar

O purê pode ser conservado durante uma semana. Para isso, após o preparo, transfira o conteúdo para potes de vidro e guarde na geladeira. Se a ideia é usar o purê para engrossar molhos, a opção é armazenar em forminhas de gelo no freezer. Depois é só retirar o cubo que for usar.

Fonte: Bolsa de Mulher