www.BillionPhotos.com/ShutterStock

Você passou meses treinando pesado na academia, adotou uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes e, quando olha no espelho, fica feliz com os resultados. Mas, de repente, pode começar a sentir uma breve frustração por perceber que as outras pessoas não parecem conseguir enxergar seu emagrecimento.

O fato é comum e, segundo em recente estudo divulgado pela publicação “Social Psychological & Personality Science”, existe uma média de quilos que uma pessoa precisa perder para que os outros, de fato, notem a diferença visualmente.

Estou perdendo peso ou líquidos? Desvende a dúvida entendendo alguns fatos

RASimon/istock

De acordo com a pesquisa, conduzida por um grupo de pesquisadores no Canadá, uma mulher de estatura média precisa perder cerca de 3,5kg para que as pessoas comecem a perceber a diferença. Para os homens, o valor sobe para 4kg, o que corresponde a uma mudança de, aproximadamente, 2,93 pontos no Índice de Massa Corporal (IMC) de uma pessoa.

Depois da descoberta, os pesquisadores decidiram ir além e procuraram saber a quantidade de peso que uma pessoa precisa perder para ser considerada atraente pelo sexo oposto. A equipe então reuniu fotos de pessoas entre 20 e 40 anos de idade e, em seguida, modificaram as imagens para que parecessem que elas tinham engordado.

Thinkstock

Foi pedido então que os participantes olhassem para as fotos e apontassem em qual das imagens a pessoa parecia mais pesada. Neste momento, então, os estudiosos chegaram a conclusão dos 3,5kg e 4kg a mais notados na comparação.

Ao verificar o grau de atração em relação ao peso, foi descoberto que as mulheres teriam que perder cerca de 6kg para parecerem mais atraentes aos participantes da pesquisa. Os homens, porém, sofreriam mais, já que, segundo a opinião das mulheres, eles teriam que emagrecer 8kg para ganharem maior aprovação.

Perder peso para sempre: 

Fonte: Bolsa de Mulher