Durante a menopausa é normal ocorrer a queda de cabelo e enfraquecimento das unhas por conta de uma situação hormonal do organismo. O corpo feminino que, normalmente nessa fase acumula excesso do hormônio masculino andrógino, tem perda de fios significativa. A queda de cabelos durante a menopausa também está relacionada à diminuição da produção dos níveis de estrogênio, hormônio responsável por ajudar o cabelo a crescer mais depressa e a se manter preso durante mais tempo.

Cerca de 100 mil fios de cabelo ficam presos à sua cabeça por um período entre dois a seis anos. Eles sempre crescem, exceto durante a sua fase de descanso, que dura cerca de três meses. Quando regressa à sua fase de crescimento, os fios que estavam parados são empurrados por cabelos mais fortes, que pode resultar na queda.

Durante a menopausa, este processo natural é influenciado pelas alterações hormonais com algum enfraquecimento extra. Assim, a queda de cabelo é ainda maior e está diretamente relacionada com a diminuição da produção de estrogênio, hormônio que atua no crescimento capilar e sua saúde.

Além disso, aumentam os níveis de hormônio androgênio que, ao forçarem os folículos a entrar na fase de descanso mais cedo do que o habitual, contribuem para o enfraquecimento gradual do cabelo novo que vai crescer. Este hormônio é responsável pelo encolhimento dos folículos pilosos que, a longo prazo, leva à queda de cabelo na menopausa.

Como driblar o problema

A reposição hormonal pode ajudar a melhorar os sintomas da menopausa na aparência da pele e minimizar a queda de cabelo. E você pode também investir em alimentos que estimulam o crescimento e fortalecimento dos cabelos em sua dieta.

Aposte nesses 13 alimentos para fazer seu cabelo crescer:

1. Salmão
Quando se trata da saúde das fibras do cabelo, proteína é fundamental. E salmão tem um monte, além de ácidos graxos ômega-3 e vitamina D, que ajudam na saúde do couro cabeludo.

2. Sardinha
Sardinhas têm os mesmos benefícios do salmão.

3. Truta
Quer variar entre salmão e sardinha? Truta é uma alternativa para colher benefícios semelhantes.

4. Frango
Além de proteína, as aves contêm zinco, ferro e vitamina B12, tudo para ajudá-la tanto no crescimento do cabelo, quanto para evitar queda excessiva.

5. Lentilha
Excelente fonte de proteína, além de ferro, zinco e biotina. Por isso, é uma opção saudável para vegetarianos.

6. Ovo
Ovos, claro, têm proteína. Mas também têm muitos minerais importantes, incluindo ferro. Uma dieta deficiente em ferro é grande contribuinte para a queda de cabelo.

7. Batata doce
O vegetal é repleto de betacaroteno, que o corpo converte em vitamina A. Essa vitamina promove a saúde do cabelo a nível celular.

8. Cenoura
Outra grande fonte de betacaroteno.

9. Damasco
Uma deliciosa sobremesa recheada de betacaroteno.

10. Mirtilo
Os vasos sanguíneos que fornecem nutrientes para o folículo se beneficiam da vitamina C do mirtilo.

11. Espinafre
Apelidado de superalimento, é uma boa fonte de ferro, betacaroteno, vitamina C e ácido fólico. Todos esses nutrientes promovem a saúde do folículo piloso e do couro cabeludo.

12. Couve
Troque espinafre por couve quando quiser algo novo, que ofereça benefícios semelhantes.

13. Brócolis
O mesmo caso de substituição adequada da couve ou espinafre.

Mais rápido:

Fonte: Bolsa de Mulher