nandy/photosiStock

Na hora de trocar de carro, sempre surge uma dúvida entre qual modelo escolher. Se você dirige um hatch e tem receio de pegar um carro maior, como um sedan ou uma SUV, por medo de não conseguir guiar, fique tranquila. Poucas coisas mudam já que o modo de dirigir é sempre o mesmo, independente do tamanho do carro.

Carros tipo sedã são mais compridos, enquanto os SUV são mais altos, mas nada que seja um problema. Vale lembrar que eles estão na categoria B, logo, você está apta para guiá-los. Pedais e marchas se mantêm iguais em todos os modelos e a visibilidade não é alterada.

A maior diferença entre os modelos está na hora de manobrar, estacionar e fazer baliza. Os carros hatch cabem em espaços que grandões nem sempre conseguem ocupar. Lembra aquela vaguinha na rua que você entrava sem dificuldade? Talvez precise dar mais algumas voltas até achar uma que caiba um SUV.

digitalskillet/istock

Essa nova noção de espaço só pode ser adquirida com o tempo, por isso, faça treinos sem velocidade fora do trânsito, como se estivesse reaprendendo a dirigir. Vá para uma rua calma e treine sem pressa, assim, se familiariza com o carro e vai mandar bem quando precisar estacionar de verdade.

Por falar em vaga, também é importante levar em consideração o tamanho da sua garagem. Um veículo maior vai caber entre as pilastras? Cada manobra vai parecer uma sessão de ginástica? E o portão, ele vai fechar direito?

Por último, considere também os gastos com seguro, IPVA e combustível. Coloque na ponta do lápis tudo o que será investido na troca de carro e veja se vai caber no seu orçamento. Lembre-se que o importante não é o tamanho do veículo, mas o condutor ter completo controle sobre ele. Coloque em prática a direção preventiva, sempre se antecipando à reação do outro motorista, e faça bonito com qualquer tamanho de carro.

Fonte: Bolsa de Mulher