Kotin/Shutterstock

Além de escolaridade, cursos e desempenho no trabalho, a inteligência emocional é outro pilar bastante importante e levado em conta por diversas empresas na hora de contratar ou promover um funcionário. Segundo um estudo realizado pela consultoria TalentSmart, 90% dos empregados mais bem avaliados possuíam boas notas em gestão emocional.

Se você não tem ideia de como avaliar essa característica, precisa então conhecer e responder a 7 perguntas elaboradas pelo especialista Harvey Deutschendorf e publicada em um artigo da revista “Fast Company” para descobrir o verdadeiro o nível da sua inteligência emocional:

1. Profissionalmente, o que mais incomoda você nas outras pessoas?
A resposta ajuda a descobrir como você avalia e julga o comportamento dos colegas de trabalho e indica como suas próprias atitudes afetam as pessoas que realizam tarefas com sua parceria.

5 truques para se motivar para QUALQUER coisa – de emprego a perda de peso

lenanet/istock

2. Como foi e como se sentiu em um dia em que tudo deu errado na sua vida?
Saber se você soube identificar o problema, se conseguiu encontrar boas soluções e se culpou outras pessoas ajuda a analisar suas fraquezas e tolerâncias diante de situações imprevisíveis ou que fogem do controle.

3. Por que você se dá bem com um determinado colega de trabalho?
Arrumou um grande amigo dentro da empresa? Avaliar o comportamento dele ajuda a entender um pouco melhor sobre sua própria personalidade, fazendo valer o velho e conhecido ditado: “diga-me com quem andas e te direi quem és”.

4. O que você pode ensinar para as outras pessoas?
Apesar de genérica e abrangente, a pergunta ajuda a saber como você se sente ao compartilhar conhecimentos e sua capacidade de transmitir o que aprendeu aos colegas.

cate_89/Shutterstock

5. Pense em alguém que admira e responda: por que ela é digna de seu reconhecimento?
A pergunta tem como objetivo principal conhecer os modelos que considera dignos de respeito e admiração, ajudando a entender identificações pessoais e até mesmo se é capaz de apontar defeitos que devem ser trabalhados.

6. Do que você mais sente orgulho na vida?
A pergunta serve para analisar a imagem que tem de si própria e julgar o que considera importante e relevante na vida. A questão ainda ajuda a identificar se a pessoa se vê como um herói, acreditando ser único responsável por suas conquistas, ou se percebe a importância das pessoas que o rodeia para seu sucesso pessoal.

7. Que tipo de pessoa você contrataria para trabalhar em sua empresa?
O questionamento ajuda você a entender o que valoriza nas pessoas e os tipos de personalidade que considera importante para o sucesso de uma tarefa ou companhia.

Para ficar mais esperta: 

Fonte: Bolsa de Mulher