Image Point Fr/ Shutterstock

A tireoide é uma glândula localizada na parte da frente do pescoço e responsável pela produção de hormônios que controlam todo o metabolismo. Portanto, quando ela não funciona corretamente, pode provocar uma verdadeira bagunça no seu organismo, gerando ansiedade excessiva, ganho de peso, constipação, alterações na menstruação, entre outros problemas.

A tireoide ainda é responsável por lançar no organismo os hormônios T3 e T4, que transmitem para cada célula do corpo quanta energia deve ser produzida e consumida para garantir equilíbrio. Mesmo pequenas quedas no T3 e T4 podem causar, portanto, alterações no peso e atrapalhar seu emagrecimento.

Thinkstock

O primeiro passo para descobrir se você sofre de algum problema na tireoide é consultar um médico que, através de exames clínicos, poderá saber exatamente os motivos de possíveis descontroles e indicar o melhor tratamento, de acordo com a sua condição. Um simples exame de sangue pode determinar se você tem um distúrbio na glândula.

Vale saber ainda que um mineral é essencial para a manutenção saudável da tireoide: o iodo. Segundo especialistas, consumir cerca de 150 microgramas de iodo por dia já é capaz de fornecer este equilíbrio. O mineral é essencial para a produção de T4 T3 e pode ser encontrado em alimentos como marisco de água salgada, laticínios e ovos.

Cardápio saudável: 

Fonte: Bolsa de Mulher