Há quem interprete como detox as iniciativas de apenas tomar mais suco verde pela manhã, ou realizar dietas muito restritivas, às vezes, líquidas por certo tempo prolongado. Porém, pouca gente sabe que muitos alimentos também ajudam a desintoxicar o corpo, além do pepino. Descubra a seguir os melhores ingredientes para depurar seu organismo e os benefícios e propriedades detox de cada um.

1. Alcachofra

Tradicionalmente, a alcachofra tem sido utilizada em tônicos purificantes e fórmulas depurativas devido ao seu poder diurético contra a retenção de líquidos. Além disso, se você tem colesterol alto, ela pode ser sua aliada, pois contém um fitonutriente chamado cinarina que ajuda o corpo a reduzir os seus níveis.

2. Abacate

A fruta preferida dos blogueiros fitness é também um dos seus melhores aliados, graças ao seu alto teor de vitamina E. Várias pesquisas sobre os seus benefícios têm mostrado que o abacate também ajuda a reduzir o risco de doença cardíaca coronária, promove o desenvolvimento e fortalecimento o sistema imunológico, e ainda ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

3. Limão

O limão é conhecido pelo seu alto teor de vitamina C e flavonoides antioxidantes, o que lhe confere um papel importante na desintoxicação do nosso organismo.

4. Pepino

O grande poder de hidratação do pepino, devido ao seu alto teor de água, favorece a eliminação natural de toxinas do nosso corpo. Além disso, consumi-lo pode ajudá-la se você tiver problemas no cabelo, pele e unhas, já que irá reforçá-los.

5. Beterraba

O tubérculo estimula o funcionamento do fígado, rins, bexiga ou sistema linfático? Rica em fibra solúvel e folato, a beterraba também ajuda a reduzir os níveis elevados de colesterol e o risco de doença cardíaca.

6. Gengibre

O gengibre é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, além de promover a digestão e o funcionamento do sistema circulatório.

7. Cúrcuma

A especiaria também é um membro pertencente à família do gengibre, como gengibre. Entre as suas qualidades, se destaca o poder anti-inflamatório para o fígado, além de ajudar no processo de quebra de gorduras no corpo e purificação do sangue.

8. Maçã

Você ainda não considera a maçã um alimento essencial na sua alimentação diária? Ela possui altos níveis de quercetina, um potente anti-inflamatório, além de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, o que a torna um poderoso aliado do seu corpo.

9. Salsa

Tem sido demonstrado que a salsa tem uma atividade antioxidante poderosa, além de que é rica em vitaminas A e C, flavonoides tais como luteolina, betacaroteno e ferro. Não há nenhuma desculpa para não adicioná-la aos seus pratos.

10. Aipo

Embora ele sejam sempre associado às dietas, o aipo ou salsão deveria fazer parte de sua alimentação, queira você perder peso ou não. Além de ser rica em fitonutrientes que ajudam a regular o nível de açúcar no sangue por sua ação diurética, o que também promove a limpeza do fígado, beneficia a depuração do seu estômago.

Fonte: Bolsa de Mulher