diogoppr/Sutterstock

Rico em nutrientes, o maracujá é uma fruta 100% aproveitável, da casca à polpa, e oferece diversos benefícios à saúde, que vão desde sua função calmante, já muito conhecida, até propriedades emagrecedoras. A nutricionista Karina Reis, do Giga Atacado, explica mais algumas propriedades da fruta.

Benefícios do maracujá

Perda de peso

A nutricionista explica que o número de calorias do maracujá é baixíssimo e que sua casca tem propriedades emagrecedoras. A melhor forma de consumi-la é preparando uma farinha. “Na parte branca existe uma concentração de pectina, uma fração de fibra solúvel que durante a digestão se transforma em uma espécie de gel não digerível e causa maior sensação de saciedade, além de reduzir a velocidade com que o açúcar é absorvido pelo sangue, fazendo com que a pessoa demore mais a sentir fome”, diz.

Tranquilizante

A presença de substâncias como alcaloides e flavonoides, que agem no sistema nervoso central, faz com que a fruta atue como calmante e relaxante musculares. Além disso, o consumo de maracujá ajuda a combater a ansiedade, depressão e distúrbios do sono.

Antienvelhecimento

Outra propriedade do maracujá é que a fruta tem ação antioxidante. “Ou seja, ela evita o envelhecimento precoce dos órgãos e melhora o funcionamento deles”, afirma.

Anupong Thiprot/Sutterstock

Além da polpa, casca do maracujá também é benéfica

Farinha de casca de maracujá

– Em um recipiente, coloque água e bicarbonato de sódio (1 colher de sopa por litro) ou vinagre.

– Lave 6 maracujás e deixe-os mergulhados nessa mistura por 20 minutos, depois lave-os novamente em água corrente.

– Corte cada um deles pela metade, retire a polpa e reserve para usar posteriormente no preparo de sucos ou outras receitas.

– Corte a casca em tirinhas, coloque em uma assadeira e leve ao forno médio por 30 minutos ou até ficarem bem secas.

– Quando esfriar, bata no liquidificador ou processador até que se transforme em farinha.

– Passe pela peneira e reserve em um recipiente limpo e tampado.

Como consumir

“Durante as principais refeições do dia, coloque uma ou duas colheres da farinha no suco ou na água. Ela também pode ser incluída em iogurtes e vitaminas. A pectina carrega as gorduras e a glicose presente nos alimentos, eliminando-as pelas fezes”, explica.

Para facilitar esse processo, ela indica beber no mínimo 2 litros de água por dia.

Fonte: Bolsa de Mulher