por Jaqueline Rodrigues

Se você quer surpreender seus convidados com um aperitivo rico e original, aprenda a fazer uma gela de pimenta. Você pode servi-la com carnes e peixes assados, churrasco, além de poder acompanhar com uma variedade de queijos. Ter sua receita e preparo caseiro faz toda diferença na hora de receber bem e comer com mais sabor e saúde.

Ingredientes

  • 1 grande ou 2 pimentas vermelhas médias
  • vinagre de vinho branco (200ml ou 1 copo)
  • açúcar (mesma quantidade de vinagre, 1 copo)

Modo de Preparo
Lave bem e pique a pimenta em cubos pequenos, retirando as sementes e partes brancas. Em uma panela, coloque o vinagre para aquecer com o açúcar e mexa. Quando o açúcar começar a se dissolver no vinagre, adicione a pimenta em cubos. Cozinhe em fogo médio até que comece a ferver. Quando chegar em ebulição, reduza para o fogo mínimo e cozinhe, mexendo de vez em quando por, pelo menos, 30 minutos ou quando perceber a mistura ficar espessa. Perceba que nos últimos cinco minutos você terá que mexer continuamente para evitar que o caramelo grude no fundo da panela.

Não deixe a mistura ficar muito grossa já que, ao esfriar, deve engrossar um pouco mais. Quando perceber que a geleia tem uma textura mais ou menos espessa, e se espalha facilmente, retire do fogo. Você pode servi-la assim mesmo ou colocar um pouco da mistura no liquidificador, para obter uma textura mais lisa. Coloque a geleia em um vidro com tampa e deixe esfriar. Quando chegar à temperatura ambiente, mantenha o doce na geladeira.

Fonte: Bolsa de Mulher