por Paulo Nobuo

Vasilyev Alexandr/Shutterstock

Além da emoção de observar os primeiros passos e sorrisos do bebê, notar o aprendizado de coisas novas também é fascinante e muito gratificante para os pais. Se você quer que seu filho aprenda sempre mais, saiba que pode contar com o seu bom humor como ferramenta importante do processo.

Segundo um trabalho científico feito pela Universidade Paris Descartes, bebês de 18 meses que tiveram uma “aula” divertida de como pegar um brinquedo com uma ferramenta e sorriam com a demonstração apresentaram maior facilidade de reproduzir a tarefa do que aqueles que receberam a instrução de maneira mais séria.

Monkey Business Images/Shutterstock

Para realizar o estudo, 53 bebês foram divididos em dois grupos, com as apresentações sérias e bem-humoradas. O resultado foi que 93,7% das crianças que repetiram o aprendizado de maneira correta foram submetidos à aula divertida, enquanto somente 25% dos que foram submetidos a instruções sérias conseguiu usar a ferramenta de forma adequada.

A pesquisa concluiu então que as emoções positivas desempenham papel extremamente importante no aprendizado basicamente por causa de dopamina e endorfina, substâncias liberadas pelo cérebro em momentos de felicidade que aumentam a capacidade de solucionar desafios mais facilmente.

Vida de gestante: 

Fonte: Bolsa de Mulher