CREATISTA/Shutterstock

Quem trabalha em escritórios ou ambientes com muitos funcionários sabe que nem sempre a convivência é tranquila e, muitas vezes, desperta até insegurança e desconfiança, já que fica difícil saber, especialmente no começo, se os companheiros são confiáveis. Para ajudar a encarar a situação sem correr riscos de ter o tapete puxado, o site “Business Insider” elaborou uma lista de sinais que ajudam a descobrir se algum colega de trabalho te odeia. Confira algumas das principais dicas:

1. Confie nos seus instintos: em alguns casos pode até ser paranoia, mas se você sente que um colega de trabalho não vai com a sua cara, talvez não deva descartar completamente a ideia de que ele, de fato, te odeia.

2. Cara fechada: se sempre que você se aproxima um determinado colega faz questão de esconder um sorriso e não se preocupa sequer em disfarçar, entenda que algo realmente está errado.

3. Contato visual: se seu colega de trabalho evita olhar em seus olhos durante as conversas e você percebe que não se trata de timidez, pode ser um sinal de que ele não gosta de você e foge da aproximação para que você não sinta a hostilidade.

4. Fuga: se você percebe uma movimentação diferente quando se aproxima e um ou mais colegas se dispersam e chegam a fugir quando notam sua presença pode ser sinal de que eles não querem sequer ficar perto de você.

5. Fofoca: atitude infantil e pouco profissional, a fofoca, infelizmente, está presente em diversos ambientes de trabalho. E você sabe quando um colega te odeia quando fica sabendo que rumores são criados para te prejudicar.

10 gafes no trabalho que você comete sem perceber

Thinkstock

6. Poucas palavras: se algum de seus colegas de trabalho se limita apenas a dar respostas curtas e nunca puxam assunto, saiba que essa pessoa certamente não vai com a sua cara.

7. Linguagem corporal: fique atenta à comunicação do corpo emitida pelo colega. Além de falta de sorriso e respostas curtas, notar que ele permanece sempre com os braços cruzados quando fala com você é outro sinal de que a relação no escritório não é das mais favoráveis.

8. Eventos sociais: se você nunca é convidada para happy hour, festas fora do escritório ou até mesmo almoços, certamente um ou mais colega de trabalho não gosta de você.

9. Confronto: se nas reuniões com colegas e chefes você sempre é confrontada por alguma pessoa que faz questão de diminuir suas opiniões e ideias, saiba que ela definitivamente te odeia por algum motivo.

Evite atrapalhar seu sucesso: 

Fonte: Bolsa de Mulher