Manter uma boa alimentação é um desafio que se inicia logo de manhã, pois é preciso buscar alternativas saudáveis e do bem para a primeira refeição do dia. Se você não sai de casa sem café da manhã, aposte nesta receita de smoothie docinho, docinho e bem fácil de fazer. Além de nutritiva, a bebida leva frutas e cacau em pó, que garantem um paladar mais adocicado. Veja os benefícios de cada ingrediente e a receita.

Vitamina saudável para o café da manhã 

Nas frutas, o principal açúcar encontrado é a frutose. A vantagem de ingerir frutose é que ela é o açúcar natural encontrado nos alimentos e, em quantidades equilibradas, é bem absorvido pelo organismo – diferente do açúcar branco industrializado, que causa de glicemia no sangue.

Nesta receita, divulgada pela modelo Carol Magalhães em seu Instagram (@carolmagalhaes1), são utilizadas duas frutas cheias de benefícios, além de outros ingredientes saudáveis.

Framboesa: fruta com pouco açúcar

Janet Faye Hastings/Shutterstock

A framboesa, além de ter baixo nível de frutose (ou seja, é pouco calórica), é rica em fibras e fortalece o sistema imunológico.

Figo para emagrecer 

Bertl123/Shutterstock

Já o figo tem ação diurética e laxante. Além disso, a fruta tem baixo índice glicêmico, ou seja, libera aos poucos o açúcar no sangue, o que ajuda a conter a fome por mais tempo e evita o desejo de ingerir alimentos muito calóricos, gordurosos ou em grandes quantidades.

Vale lembrar que, em excesso, o consumo de frutose pode levar ao ganho de peso, porque ela acaba sendo transformada em gordura se os níveis de glicogênio no fígado já estão cheios.

Leite de amêndoa 

No smoothie, o leite de amêndoa caseiro é um substituto ao leite de vaca, além de ser uma alternativa saudável e fonte de vitaminas do complexo B e aminoácidos essenciais, que regulam a saúde da circulação sanguínea.

Receita de smoothie de frutas com cacau em pó 

Olyina/Shutterstock

Bebida deve ser servida geladinha

Ingredientes 

  • 1 medidor de proteína de baunilha (whey protein) sem lactose
  • 1 xícara de leite de amêndoas caseiro
  • 1 xícara de água
  • Figos e framboesas congeladas
  • 1 colher de chá de cacau em pó

Modo de preparo 

Misture todos os ingredientes no liquidificador (caso prefira, coloque o cacau em pó somente por cima) e sirva gelado. 

Fonte: Bolsa de Mulher