Se você acha que famosas só usam produtos caríssimos no rosto, se enganou. A atriz Larissa Manoela, por exemplo, não dispensa soro fisiológico para limpar a pele do rosto, os olhos, o nariz e até mesmo fazer gargarejo. Já a cantora Thaeme passa bepantol nos cabelos, nas sobrancelhas e até nos cílios, enquanto a apresentadora Renata Kuerten usa pomada Minancora para disfarçar as imperfeições.

Mas será que estes produtos realmente são aliados da beleza? A dermatologista Camila Saab fala sobre os benefícios de cada um deles.

Soro fisiológico

Em entrevista, Larissa Manoela disse que por causa das lentes de contato usa soro fisiológico nos olhos e que estende o cuidado ao resto do corpo. “Uso bastante, inclusive para fazer gargarejo, porque ajuda na voz”, comentou.

A dermatologista diz que é verdade que o gargarejo com soro fisiológico morno ajuda a liberar mucos espessos da garganta, ajudando a “limpá-la” e auxiliando em tratamentos de processos inflamatórios.

Além disso, ele tem grande poder de hidratação e absorção sem causar oleosidade, já que o seu pH é semelhante ao do nosso organismo, e pode ser usado em todos os tipos de pele. De acordo com a dermatologista, o soro ainda é capaz de proteger a pele de fungos e bactérias.

“Apesar de seus benefícios, é importante esclarecer que o soro fisiológico sozinho não trata a pele, não sendo substituto de sabonetes ou hidratantes, por exemplo”, ressalta.

Apesar de não ter contraindicações, o soro não deve ser usado mais de duas vezes ao dia para lavar o rosto, pois isso pode retirar, em excesso, a oleosidade da pele.

Bepantol

Já a cantora Thaeme, da dupla sertaneja com Thiago, diz que adora usar Bepantol. “Uso no cabelo, uso na sobrancelha. Teve uma época que a minha sobrancelha começou a cair por causa de imunidade baixa, eu usei. Fortalece o cabelo, os cílios também”, comentou.

Camila explica que o Bepantol tem como princípio ativo o dexpantenol (vitamina B5), que tem como a principal função a cicatrização, mas também para hidratar com efeito reparador. O produto também não tem muitas contraindicações, mas a dermatologista ressalta que ele deve ser usado com cautela em pessoas com propensão a acne e que não é correto usá-lo frequentemente sem indicação médica.

“Em relação ao couro cabeludo, a indicação médica se restringe aos casos de pequenos ferimentos, escoriações, buscando a reparação/cicatrização”, explica Camila.

Minancora

Já o truque da apresentadora e modelo Renata Kuerten para acabar com espinhas e olheiras é a pomada Minancora. A dermatologista explica que a pomada tem mesmo propriedades que melhoram lesões de acne, mas não têm funções clareadoras. Ou seja, pode ajudar a tratar, mas não disfarça.

Com cânfora, cloreto de benzalcônio e óxido de zinco, ela é comumente utilizada para remover a oleosidade da pele e também como produto antisséptico.

Fonte: Bolsa de Mulher