Artemida-psy/shutterstock

Os hormônios da tireoide – glândula que fica localizada na parte da frente e inferior do pescoço – estão intimamente relacionados ao metabolismo: quando eles estão em níveis altos, ficamos acelerados, e, em níveis baixos, ficamos mais lentos. Os casos em que a glândula desacelera o organismo são chamados de hipotireoidismo e precisam ser cuidados por um médico endocrinologista. Para que você chegue ao consultório, no entanto, é preciso suspeitar da doença. A seguir, mostramos 5 sinais que podem estar relacionados ao hipotireoidismo.

Constipação

kotikoti/shutterstock

Os hormônios secretados pela tireoide influenciam a ação das catecolaminas, substâncias intimamente relacionadas com o funcionamento intestinal. Quando os hormônios tireoideanos estão diminuídos, a ação das catecolaminas também diminui, fazendo o intestino trabalhar mais devagar e causar prisão de ventre.

Tristeza ou depressão

Por influenciarem diretamente o metabolismo, os hormônios da tireoide, quando em baixa, causam apatia, cansaço e letargia, sintomas que podem ser facilmente confundidos com tristeza. Já em relação à depressão, sabe-se que a lentificação de todo o organismo, em especial do sistema nervoso, causada pelo hipotireoidismo, pode favorecer seu aparecimento.

Dormir demais

O hipotireoidismo faz com que todo funcionamento do organismo se torne mais lento, por isso, há mais sono e uma sensação de acordar cansada mesmo depois de 8 horas de descanso.

Unhas fracas, pele seca e queda de cabelo

ninun/shutterstock

Nem todos sabem, mas essas mudanças que costumam ser associadas a problemas de alimentação ou falta de cuidado podem ser sinal de hipotireoidismo. A relação está na formação das proteínas, importantes para unhas, pele e cabelo, que é influenciada pelos hormônios da tireoide.

Ganho de peso

Se você percebeu um ganho de peso – que costuma girar entre 3 kg e 5 kg – sem que tenha feito qualquer mudança na alimentação e no estilo de vida ou uma dificuldade em perder aqueles quilinhos finais do seu projeto de emagrecimento, o motivo pode ser o hipotireoidismo. A doença não causa um engordamento muito grande, mas, por deixar o metabolismo mais lento, pode sim estar relacionado ao ganho de peso. Na dúvida, consulte um endocrinologista.

Fonte: Bolsa de Mulher