Um truque para os cabelos muito utilizado por mulheres que querem dar um jeitinho rápido nas madeixas é a aplicação de talco na raiz para eliminar a oleosidade. Mas será que realmente funciona?

A terapeuta capilar Ana Paula Nesi, do Studio Sonia Nesi, no Rio de Janeiro, garante que sim e explica por que o cabelo fica instantaneamente mais bonito e com a aparência saudável. Segundo ela, o produto absorve tanto a oleosidade dos fios quanto a do couro cabeludo. “Funciona mais ou menos como um xampu a seco”, diz.

Assim, as madeixas ficam com aspecto de recém-lavadas, mesmo quando já estão com acumulo de sebo.

O truque é ideal para quando precisamos dar um aspecto “fresco” ao cabelo, mas estamos sem tempo de lavá-lo. A dica da profissional é aplicar talco sem cheiro apenas na raiz e em pouca quantidade. Em seguida, passe uma toalha seca para tirar o branco do talco. Se preferir, use um secador frio para tirar os resíduos e garantir um aspecto mais volumoso.

Mas ela ressalta que o talco no cabelo só deve ser usado nas horas de emergência, como, por exemplo, quando não der tempo de lavar. “O ideal é lavar os fios de dois em dois dias. Oleosidade pode causar queda de cabelo e não é higiênico”, diz. Além disso, o uso em excesso pode causar coceira, ou piorar a situação da oleosidade.

Substituto

Ana Paula diz que quem não tem talco em casa pode usar amido de milho (maisena) no lugar, que promove o mesmo efeito.

Fonte: Bolsa de Mulher