A ciência acaba de revelar o que seu cérebro precisa fazer para “apagar” uma relação falida o mais rapidamente possível. Quase como no filme “Brilho Eterno de Uma Sem Lembrança”. Sem dúvida, se apaixonar de novo torna as coisas mais fáceis, mas um estudo revelou que o processo de recuperação de cada pessoa depende dela mesma.

Todos têm, e você precisa saber localizar e pressionar sempre que necessário. Embora o cérebro continue escondendo muitos mistérios, cientistas verificaram que ele possui um mecanismo para ir eliminando qualquer coisa que você não usa ou já não necessita.

Ele faz isso quebrando a cadeia de neurotransmissores que mantém aquela memória, a “apagando”. Os pesquisadores ainda não conseguiram descobrir como ocorre este fenômeno, mas é certo que ele acontece. O mecanismo consegue fazer parar de “alimentar” as antigas recordações dessa relação, corta as conexões neurais desse tipo de pensamento e isso se reorganiza em seu cérebro.

A maneira de apertar esse botão ‘excluir’ do seu cérebro não é gastando mais tempo pensando sobre esse relacionamento. Todas aquelas que se recuperaram tão rapidamente de qualquer ruptura colocaram em prática – consciente ou inconscientemente – essa ferramenta que todo mundo tem no seu cérebro.

Sim, e uma maneira de parar de pensar no seu ex é arranjando um substituto ou passando mais tempo com seus amigos, praticando esportes, viajando. Em geral, qualquer coisa que possa mantê-la ocupada.

Sono como aliado para superar ruptura

E também para evitar pensamentos nocivos. Este estudo propõe uma outra solução excelente para ajudar a eliminar esses pensamentos que se trata de algo tão saudável e necessário: dormir. Com o repouso, os neurônios são reorganizados e você começa a ver tudo com mais clareza.

O cérebro, literalmente, se “limpa” enquanto você dorme. Quando você o mantém “cheio” de pensamentos, durante o tempo que dorme, este mecanismo também ajuda a criar mais espaço, eliminando aquilo que sobra. Se você não dorme desde que rompeu com seu ex, deve saber que está sabotando todo o seu processo de recuperação.

Um bom descanso vai ajudá-la não só a pensar mais claramente, mas também a médio prazo, além de permitir que você esqueça rapidamente esse relacionamento.

Fonte: Bolsa de Mulher