Em se tratando de cosméticos disponíveis no mercado de beleza, as opções são infinitas. E as características e fórmulas de cada produto vão variar de acordo com sua especificidade e indicação. Isso vale tanto para toda a rotina de cuidado dos cabelos, quanto da pele. Na hora de limpar o rosto, por exemplo, você sabe qual a diferença entre a loção tônica e a adstringente?

O produto é responsável por reestabelecer o pH da pele. Isso significa que ele equilibra a quantidade de água e óleo no rosto, ajudando a controlar oleosidade. Além disso, ele diminui o tamanho dos poros ao eliminar resíduos menores que ficam acumulados.

Qual a diferença?

O tônico elimina as impurezas da pele, ativa a circulação, prepara a pele para os próximos passos e auxilia no controle do pH natural da pele (epiderme), além de suavizar e refrescar. O adstringente possui as mesmas funções do tônico, acrescentando o auxílio no controle da oleosidade. Por isso, é recomendado para quem tem pele oleosa ou propensão à acne.

Lavar o rosto é um passo fundamental antes de começar qualquer tratamento ou maquiagem. Use sabonete específico ou tônico para remover o excesso de oleosidade e deixar a pele preparada para receber o hidratante ou o make.

Preparar a pele é o que vai fazer a diferença na hora de aplicar qualquer tipo de princípio ativo, como o fator de proteção solar, ou a maquiagem. Por isso, é essencial que você higienize e tonifique lavando o rosto com gel ou espuma de limpeza e finalizando com o tônico ou adstringente. Essa rotina de limpeza precisa ser adotada antes da hidratação e proteção solar.

Fonte: Bolsa de Mulher