A chef Bela Gil, que também é nutricionista formada pela Hunter College, em Nova York, sempre traz à tona algumas discussões importantes sobre alimentação e saúde. Dessa vez, ela lança o #desafiodabela em seu perfil do Instagram, estimulando as pessoas a tentarem passar 10 dias sem consumir bebidas açucaradas, como refrigerantes.

“Muitas pessoas são viciadas e tomam uma quantidade suficiente (sem saber) para lhe causar danos. Uma latinha de refrigerante já ultrapassa a quantidade de açúcar que deveríamos consumir no dia inteiro”, alerta Bela.

Uma análise, compartilhada pelo jornal The New York Times em 2015, descobriu que o consumo de bebidas adoçadas (como refrigerantes e sucos industrializados) causa a morte de mais de 184 mil pessoas todos os anos.

O estudo é do ano passado, mas tá super valendo. A questão é como encaixamos esse tipo de alimento na nossa dieta. Muitas pessoas são viciadas em refrigerante e bebidas açucaradas e tomam uma quantidade suficiente (sem saber) para causar-lhes danos. 1 latinha de refrigerante diariamente já ultrapassa a quantidade de açúcar de deveríamos consumir no dia inteiro. O importante é entender que essas bebidas açucaradas são tóxicas, maléficas e trata-las com mais cautela. Estudos como esse são importantes para alertar a população do mal desses alimentos e estimular legislações mais severas em relação ao seu consumo. Daí sim, cada um poderá fazer sua escolha (consciente) de tomar ou não refrigerante, de oferecer ou não para o seu filho. O importante é ter conhecimento!!! E para estimular vcs a uma mudança positiva, hj mais tarde lanço o #desafiodabela (10 dias sem refrigerante e suco de caixinha) no #canaldabela no youtube. Quem tá pronto pro desafio?

Para chegar a essa conclusão, os cientistas reuniram dados de dezenas de pesquisas de dieta e estudos envolvendo o efeito dessas bebidas sobre o índice de massa corporal (IMC) e o diabetes tipo 2, além da sua relação com aumento do IMC, doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.

Eles estimaram que, em todo o mundo, as bebidas adoçadas causam 133 mil mortes por diabetes, 45 mil por doenças cardiovasculares e 6.450 por câncer. As mortes associadas às bebidas açucaradas corresponderam a 1% das mortes por qualquer causa entre os japoneses com mais 65 anos e a 30% das mortes entre os mexicanos, com menos de 45 anos. O estudo descobriu ainda que nos Estados Unidos elas causam aproximadamente 45 mil óbitos ao ano.

Veja como o refrigerante age no seu organismo:

bolsa de mulher

Pare de vez:

Fonte: Bolsa de Mulher