Os carboidratos são as principais fontes de energia do nosso corpo, e a exclusão deles pode promover quadros de tontura, fraqueza e cansaço. Já as leguminosas são fontes de aminoácidos e proteínas essenciais ao nosso organismo. E, se você pensava que eram essas proteínas e seus aminoácidos os elementos fundamentais na recuperação do corpo, e suas fibras musculares, após uma prática esportiva, por exemplo, saiba que são os carboidratos que ajudam a transportar esses aminoácidos até as células do corpo para ativar o crescimento muscular.

Assim sendo, conheça quatro alimentos que são essenciais para espantar o cansaço e recuperar a energia do corpo após atividades físicas.

Carboidratos integrais

Os alimentos ricos em carboidrato são os mais eficientes e recomendados na hora de repor energia. Como isso acontece rapidamente, dê preferência os alimentos ricos em carboidratos integrais para que a sensação de saciedade e motivação dure mais tempo. Pães de grãos integrais, arroz integral, aveia e granola são boas opções.

Sementes oleaginosas
Castanhas de caju, amêndoa e nozes também são fortes aliadas para manter-se mais descansado porque são fontes de proteínas, carboidratos e gorduras muito boas. Pequeninas e versáteis, as sementes são consideradas doses saborosas e eficientes de recuperar energia.

Milho
É um alimento rico em carboidratos e fibras que, além de fornecer as calorias necessárias para o metabolismo diário, é fonte de vitaminas do complexo B, que justamente ajudam na metabolização dos carboidratos. Além disso, o grão também contém carotenoides, que atuam como agentes contra os radicais livres do organismo.

Frutas e legumes
Frutas frescas em geral, como banana, laranja e goiaba são grandes fontes de vitaminas e carboidratos em forma de açúcar natural. Ótima dose de energia saborosa e refrescante. As hortaliças e leguminosas também são fonte de proteínas e carboidratos do bem, tanto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica consumir pelo menos 450g de vegetais por dia.

O que deve ser evitado

Na lista do que evitar para não se sentir tão cansada, estão os alimentos com muito teor de açúcar, como doces e refrigerantes, além de cafeína e bebidas alcoólicas em excesso. Como são pobres em nutrientes, ou seja, são alimentos recheados de calorias vazias acabam apenas consumindo mais energia de seu metabolismo para processá-los e despertam a compulsão por ingerir mais e mais. Só quando você estiver de barriga bem cheia, vai perceber que está se sentindo mais cansada e desmotivada do que antes.

Fonte: Bolsa de Mulher