Nos dias mais quentes, marcas de suor em camisas, blusinhas ou camisetas são bastante comuns e, ao contrário do que muita gente imagina, nada tem a ver com falta de higiene, mas sim um processo natural do corpo que pode ser mais ou menos intenso, de acordo com cada pessoa. As manchas, no entanto, costumam ser desagradáveis, mas podem ser evitadas com medidas simples.

A maneira mais simples para evitar a marca de suor das roupas é o uso diário de antitranspirantes antes de vestir a peça. Se sentir necessidade, leve o produto na bolsa e aplique de tempos em tempos após higienizar a região das axilas. Apostar em talcos também é uma alternativa fácil, mas deve ser aplicado com moderação para evitar que a área fique esbranquiçada, especialmente se você possuir pele escura.

8 fatos que você precisa entender sobre cheiro ruim no sovaco para poder eliminá-lo

Piotr Marcinski/Shutterstock

A escolha da roupa também faz a diferença nos dias de calor, já que regatas e peças com panos leves ajudam a evitar o abafamento e, consequentemente, as marcas. O tipo de tecido ainda influencia no aparecimento de manchas de suor, por isso, sempre que possível aposte em tecidos naturais que permitem melhor ventilação do que os sintéticos. Evite ainda cores que evidenciam as manchas de suor, como cinza, verde, azul, roxo e rosa.

Se o suor excessivo acabou manchando as roupas, causando aquele aspecto amarelado, uma simples lavagem na máquina nem sempre é o suficiente. Por isso, a primeira dica é lavar a peça o quanto antes, para facilitar as marcas. Evire ainda usar o ferro de passar sobre as manchas, já que o calor pode fixar ainda mais o amarelado.

Thinkstock

Soluções caseiras são bastante eficazes na hora de tirar manchas de suor das roupas, sem precisar de alvejante ou outros produtos químicos. Uma opção prática é aplicar um pouco de vinagre nas manchas e deixar agir por 30 minutos. Depois, lave a peças em água quente, com sabonete neutro ou sabão de coco.

Se ainda assim a mancha persistir, vale aplicar uma receita caseira com bicarbonato de sódio. Para criar a fórmula, misture 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em 1 litro de água e deixe a roupa de molho por cerca de 30 minutos antes de realizar a lavagem normal, na máquina.

Para manchas mais resistentes, misture bicarbonato de sódio e suco de limão até atingir uma consistência pastosa. Aplique com uma escovinha limpa e deixe agir por 45 minutos. Depois, coloque de molho na água com sabão por 1 hora e lave como de costume.

Suor excessivo: 

Fonte: Bolsa de Mulher