Provavelmente você já ouviu falar que é importante fazer autoexame nos seios para prevenir o câncer de mama. Mas você sabe exatamente como fazê-lo? Infelizmente toda a informação que recebemos vem em forma de ilustração ou de texto – já que imagens reais de seios costumam ser censuradas – e o aprendizado acaba ficando “mais ou menos”. Mas um grupo de mulheres da Argentina encontrou uma solução inusitada, e muito eficaz, para resolver a questão.

Por serem sempre vistos como fonte de desejo sexual, os peitos das mulheres são sempre censurados em redes sociais como o Facebook e o Instagram, mesmo quando o objetivo é abordar um tema de saúde – inclusive um tão sério quanto a prevenção do câncer.

Pensando nisso, o Movimiento Ayuda Cáncer de Mama (Macma), uma associação argentina de mulheres que tiveram a doença, achou uma forma de ensinar a fazer o exame – e ainda de cutucar os censores dos seios femininos – mostrando mamas que podem ser exibidas nas redes sociais: as masculinas.

Assista ao vídeo, que tem legenda em espanhol, e depois leia a tradução para o português abaixo.

Tradução

Os seios das mulheres, principalmente os mamilos, são censurados em algumas redes sociais. Mesmo se forem mostradas com o objetivo de demonstrar um autoexame de mamas para reduzir o risco de câncer de mama. Mas encontramos um par de seios que não podem ser censurados, o de Enrique (Olá!).

Vamos começar.

Pare na frente do espelho com as mãos nos quadris. Olhe seus seios em busca de qualquer mudança na pele ou nos mamilos, como inchaço, vermelhidão ou rachaduras.

Depois, coloque suas mãos na cabeça e verifique se há alterações no contorno dos seios.

Agora comece a palpação. Usando os três dedos médios, mova-os em espiral: começando pela axila e indo até a parte de baixo. Passe por debaixo do seio e avance internamente até cobrir todo o seio e chegar ao mamilo. Não se esqueça de revisar bem a axila e a zona dos peitorais superiores. Se perceber um volume ou alguma irregularidade, vá à sua ginecologista.

Há três passos para detectar o câncer de mama: autoexame de mama, ir ao ginecologista regularmente e fazer mamografia. Isso também serve para você, Enrique. O câncer de mama pode afetar os homens, mas, por sorte, a censura não. Compartilhe esse vídeo ou faça o seu, a única coisa que precisa é um bom par de seios… de homem.

Fonte: Bolsa de Mulher