Já houve o estranho modismo baseado na crença popular de que usar xampu para cavalo faria os cabelos crescerem mais rápido e mais fortes. Agora, um dos mais recentes truques de beleza é a aplicação nos fios de um suplemento vitamínico de uso oral para animais, o Glicopan Pet, para combater o ressecamento. 

Entre os compostos do suplemento veterinário em cápsula estão alguns itens presentes em compostos vitamínicos prescritos por médicos para alguns tipos de queda de cabelos, como pantotenato de cálcio, vitaminas do complexo B, metionina, prolina, cisteína. Esses últimos, aminoácidos também adicionados em alguns tratamentos capilares.

No entanto, o uso do produto medicamentoso não é recomendado para hidratar os cabelos, com aplicação tópica. É inevitável que tenha efeitos indesejados já que não foi elaborado ou formulado para esse fim, nem testado para o uso capilar.

Normalmente, o uso frequente de produtos veterinários para procedimentos de beleza são associados à falsa ideia de que são mais potentes. Como não são testados em seres humanos, podem provocar efeitos indesejados como desde uma pequena irritação até uma “overdose” de vitaminas, caso o produto consiga realmente ser absorvido pelas células vivas do couro cabeludo.

Além de que a necessidade vitamínica de pets como cachorros são diferentes das necessárias ao ser humano, ao se usar um produto de que é para indicado para animais, não há responsabilidade do fabricante pelo mau uso, e suporte adequado em caso de algum problema.

Fonte: Bolsa de Mulher