Piyato/Shutterstock

Poucos pratos são tão simples de serem preparados quanto ovos mexidos, certo? Bom, nem tanto. Apesar de muitas vezes ser considerado salvação de quem tem pouca habilidade na cozinha, a receita pode sim dar errado e com erros banais que você provavelmente já cometeu. Confira alguns desses equívocos e entenda por que seu ovo mexido nem sempre sai como o esperado:

Erro 1: se você coloca um pouco de água, leite ou outro líquido na hora de mexer os ovos acreditando que vai facilitar a mistura, saiba que, assim, só deixará o alimento ainda mais difícil de ser separado, podendo resultar em uma textura borrachuda.

Erro 2: se normalmente você usa um garfo apenas para misturar claras e gemas, saiba que o ideal mesmo é usar um fuê ou batedor de forma vigorosa e por, no mínimo, 30 segundos para que o prato tenha textura aerada e mais saborosa.

divulgação/Marca A vaca que Ri

Erro 3: outro erro comum é adicionar o sal antes de mexer os ovos no recipiente. O resultado será semelhante ao incluir líquido no preparo. O indicado é colocar o tempero enquanto bate os ovos, mas deixar o sal para quando o ovo mexido estiver na panela, quase pronto.

Erro 4: incluir vegetais no preparo de ovos mexidos é uma excelente maneira de variar e garantir ainda mais nutrientes ao prato, mas use sempre vegetais cozidos e nunca crus, para garantir uma textura mais saborosa.

Erro 5: evite usar uma panela ou frigideira muito grande para preparar uma receita de ovos mexidos para uma ou duas pessoas. Uma área menor sobre o fogo resulta em cozimento melhor e diminui as chances de pedaços queimados.

Erro 6: a chama do fogão também faz a diferença para um bom ovo mexido. Em vez de fogo alto, prepare o prato em fogo baixo e cozinhe os ovos por cerca de 6 minutos. Além de evitar pedaços queimados, o método ainda deixa o alimento mais macio e cremoso.

Erro 7: ao finalizar o preparo dos ovos mexidos, tenha em mente que o alimento ainda vai cozinhar mais um pouco depois que você apagar o fogo. Portanto, retire da chama cerca de 1 minuto antes do que você normalmente consideraria pronto. Assim, o prato ficará perfeito quando chegar à mesa.

Receitas saudáveis: 

Fonte: Bolsa de Mulher