Thinkstock

Se você, mesmo satisfeita após uma refeição, sente a necessidade quase incontrolável de saborear outros alimentos, pode estar sofrendo de compulsão alimentar, obstáculo que atrapalha a perda de peso, mesmo apostando em um cardápio equilibrado.

De acordo com a nutricionista funcional Raíssa Fernandes, a fissura por comidas normalmente é gerada por ansiedade, provocada pelo desequilíbrio de alguns neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, responsáveis pela sensação de prazer, bem-estar e recompensa.

Em um artigo publicado no portal da nutricionista Patricia Davidson Haiat, a especialista explica que pesquisas indicam que quem sofre de compulsão alimentar apresenta atividades cerebrais semelhantes a de dependentes do álcool e drogas e que o estresse pode intensificar o quadro. Confira a seguir algumas sugestões e alimentos indicados por Raíssa para controlar a fome constante:

Dicas para controlar compulsão alimentar

Como conseguir emagrecer morando com alguém que come muito: dicas úteis

Thinkstock

Mantenha-se hidratado: a região do cérebro que controla a sede é a mesma que regula a fome. Portanto, a falta de água pode ser confundida por falta de comida, fazendo com que você consuma alimentos sem necessidade.

Minimize o consumo de açúcar: com efeito viciante, o alimento aumenta a liberação de dopamina, provocando sensação de prazer, mas estimula a ingestão de comidas, provocando um ciclo sem fim.

Não pule refeições: apesar de parecer que você está comendo menos e, portanto, evitando o consumo de calorias, o hábito, segundo a nutricionista, altera a glicemia e provoca mais compulsão na refeição seguinte.

Pratique exercícios: fazer atividades físicas reduz o estresse, auxilia a liberação de hormônios associados ao prazer e à sensação e bem-estar e controla os níveis de glicose e insulina. Portando, garante saciedade, diminui a ansiedade e, consequentemente, a vontade de comer.

Vontade de doce antes de menstruar: existe uma explicação para isso; saiba driblar

Thinkstock

Alimentos que diminuem a vontade de comer

  • Grão de bico: rico em fibras, magnésio e vitaminas do complexo B
  • Banana: fonte de triptofano e cromo
  • Lentilha: fonte de fibras, triptofano e vitaminas do complexo B
  • Castanha: fonte de triptofano, gorduras poli-insaturadas
  • Tâmara: fonte de cromo e vitamina B5
  • Abacate: fonte de gordura monoinsaturada e magnésio

Fome exagerada: 

Fonte: Bolsa de Mulher