A principal forma de prevenção contra o câncer bucal é a visita periódica ao dentista (Foto: Divulgação/Sesau)
A Secretaria Municipal de saúde (Semsa) dará início neste sábado (30) a ações de prevenção, orientação e combate ao câncer bucal em pessoas idosas. As ações serão realizadas juntamente com a Campanha Nacional contra a Gripe (Influenza) que está voltada, entre outros públicos, a população idosa.
Nos locais de imunização, equipes da Gerência de Saúde Bucal irão realizar atividades de educação em saúde e exames odontológicos, com o objetivo de detectar lesões com potencial cancerígeno em pessoas com 60 anos de idade ou mais.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, o intuito é facilitar o acesso dos idosos aos exames preventivos, aproveitando a presença deles nas unidades de saúde para a realização da vacinação e, ao mesmo tempo, da detecção de sinais indicativos de câncer de boca.
“Uma das estratégias de ação mais importantes no campo da saúde individual e coletiva é a prevenção.

Além disso, sabemos que qualquer tipo de câncer tem melhores chances de tratamento e cura se diagnosticado precocemente”, destaca Homero.
De acordo com o secretário, para o diagnóstico do câncer bucal e de Lesões Potencialmente Malignas (LPMs) serão oferecidos exames clínicos pelo cirurgião dentista e esclarecimentos sobre a importância do autoexame e do exame periódico com o cirurgião-dentista.

Os serviços serão oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Móveis Odontológicas e Policlínicas.
As ações serão realizadas nas unidades de saúde até o dia 20 de maio, quando serão encerradas as atividades da campanha de imunização contra a Influenza.

“Depois desse período, a assistência de saúde bucal segue no padrão de consultas agendadas”, segundo a Semsa. GripeA Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe H1N1 tem início neste sábado (30) em todo o país com a meta de vacinar 49,6 milhões de pessoas.

No Amazonas, a meta é vacinar 942,9 mil pessoas de pessoas em todo o estado. Desse total, 396.

970 devem ser imunizadas somente na capital até o dia 20 de maio.
.