Dados foram divulgados em coletiva de imprensa (Foto: Matheus Castro)
Um Comitê Estratégico de Segurança Integrada Regional Amazonas para os Jogos Olímpicos (Cesir-AM), que deverá integrar diversos órgãos, foi instalado nesta sexta-feira (29) em Manaus. O secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, diz que equipes passam por treinamentos e que as ações devem iniciar em junho. Fontes disse que o Cesir-AM se baseia nas ações realizadas durante a Copa do Mundo realizado na capital.

Manaus terá cinco eventos, nos dias 19 e 20 de junho (passagem da Tocha), e nos dias 4, 7 e 9 de Agosto os Jogos que ocorrerão na Arena da Amazônia, estádio construído para receber jogos da Copa em 2014.
O Cesir-AM delimitou áreas próximas ao perímetro do estádio para receber maior concentração das ações do Comitê.

Pontos com maior fluxo de pessoas e áreas onde as seleções estarão irão receber um reforço maior no esquema de segurança.
Sem informar o efetivo de policiais que estarão envolvidos na segurança dos Jogos Olímpicos, Fontes disse que os trabalhos de planejamento iniciaram há alguns meses antes da instalação do Cesir-AM.

“Estamos instalando o Cesir hoje, mas já estamos trabalhando há muito tempo nos planos para que a segurança possa ocorrer de integrada, planejada e de forma eficiente e que no final o cidadão não nos perceba, que ele não sinta a nossa presença, mas sinta o resultado do nosso trabalho”, disse.
De acordo com Sérgio Fontes, o Comitê conta com a participação dos representantes dos Órgãos de Defesa Nacional, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Polícia Civil e Comandante do CMA, todos envolvidos nas três esferas (Inteligência, Defesa e Segurança).

“A segurança é fundamental para que os jogos olímpicos sejam bem-sucedidos. O espetáculo em si é primordial, é o fim, mas ele não acontece com todo o seu potencial se a segurança não funcionar bem.

A segurança funciona bem com eixos de inteligência, eixos de segurança e eixos de segurança nacional, soberania”, disse. WorkshopDurante dois dias, o órgãos que compõe o Comitê Organizador Olímpico local participam do “3° Workshop de Entregas Jogos Olímpicos Rio 2016”, no Centro Integrado de Comando e Controle.

O objetivo do workshop é a entrega, exposição e validação dos produtos desenvolvidos, a partir de visitas técnicas feitas na Arena da Amazônia e nos Centro de Treinamentos (COTs) realizadas pelo Colegiado integrante dos Grupos Temáticos Integrados de planejamento e gestão – GTIs, além de promover debates relevantes sobre as temáticas em pauta.
Entre os Envolvidos estão as Forças de Segurança Pública, defesa e inteligência federais, estaduais e municipais, estruturas de governo cujos serviços prestados impactam ou são impactados pela Segurança e que compõem o Colegiado de desenvolvimento do Processo de Planejamento Integrado JO RIO 2016 AM e autoridades dos setores públicos.

.