Um novo sistema tecnológico lançado em Imperatriz, a 626 km de São Luís, promete facilitar a vida dos usuários do transporte público da cidade. O aplicativo coloca o passageiro como gerenciador da rota dos ônibus, pois ele mostra a localização em tempo real, e o tempo que leva pra que ele chegue à parada selecionada.
A ferramenta, que recebeu o nome ‘Meu Ônibus Imperatriz’, foi encomendada pela empresa Rio Anil Transporte e Logística (RATRANS), contratada para fazer os serviços de transporte público em Imperatriz.

De acordo com Gilson Neto, diretor da RATRANS, o município de Imperatriz é o sexto brasileiro que utiliza o aplicativo de rastreamento. “Imperatriz é a sexta cidade do Brasil a ter esse aplicativo.

Existem cidades que tem uma linha, duas linhas. Mas o sistema inteiro, com todas as linhas rastreadas em tempo real, nós somos a sexta no Brasil”, explicou.

O ‘Meu Ônibus Imperatriz’ está em fase de testes e deve ficar disponível para baixar pelo celular em, no máximo 15 dias. Qualquer aparelho com sistema operacional android ou IOS, pode ter acesso.

O aplicativo funciona com internet.
Com a ferramenta, o cliente pode selecionar o ponto de ônibus mais próximo para identificar quais coletivos passam naquela linha.

Dessa forma, é possível saber em quanto tempo chega à parada e conferir em que ponto do mapa da cidade o ônibus está, em tempo real. Isso que dizer que, em caso de atraso, ou alteração da rota, o cliente pode ligar para a empresa e informar o ocorrido.

Se o atraso for por conta de acidentes, obstrução na rota, ou problemas mecânicos, a empresa poderá fazer as alterações necessárias. Com aplicativo, passageiros poderão realizar reclamações por atraso (Foto: Reprodução/TV Mirante)
O Luís Carlos Cardoso trabalha vendendo livros e precisa circular bastante pela cidade.

A ideia de saber o tempo certo de ir para a parada de ônibus agradou. “Às vezes sai de casa e não sabe a hora de pegar o ônibus.

Com um aplicativo desses, a gente vai poder se programar mais para sairmos a tempo e não perdermos tempo”, relatou.
A Dairla Araújo também trabalha como colportora e, segundo ela, o aplicativo ajuda principalmente o passageiro a não perder tempo nas paradas de ônibus.

“Em vez de ficar meia hora esperando o ônibus, a gente vê pelo aplicativo o momento em que ele vai chegar e aí a gente vem bem na hora em que ele vai passar”.
.