Tocha Olímpica será conduzida pelo Parque Museu Mariano Procópio (Foto: Roberta Oliveira/G1)
A população de Juiz de Fora que for às ruas para acompanhar o revezamento da Tocha Olímpica terá uma programação especial em diferentes pontos do trajeto desde a manhã de domingo (15).
Música, capoeira, dança, teatro e feiras de gastronomia e também de economia afrocentrada serão realizadas no Parque da Lajinha, no Bairro Teixeiras; Praça Jarbas de Lery Santos, no Bairro São Mateus; no Parque Halfeld e Terreirão do Samba, no Centro; e no Museu Mariano Procópio e Centro Cultural Dnar Rocha, no Mariano Procópio. (Leia abaixo a programação completa)
Em entrevista ao G1, o superintendente da Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Toninho Dutra, destacou as escolhas feitas para a programação e o prefeito Bruno Siqueira lembrou a importância de Juiz de Fora receber o símbolo olímpico no mês do aniversário de 166 anos.

(Veja no vídeo ao lado)Almoço na PraçaConforme a previsão de horários divulgada pelo Comitê Organizador, a Tocha Olímpica deve passar pela Praça Jarbas de Lery Santos, no Bairro São Mateus, por volta das 18h. No entanto, a expectativa é de movimentação desde as 11h com a Feira Gastronômica promovida pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)
O diretor executivo, Marcos Henrique Miranda, destacou que o evento é uma vitrine para o setor em Juiz de Fora.

“Vejo como uma grande oportunidade de divulgar a gastronomia e a cervejaria de Juiz de Fora, tendo como fio condutor a programação cultural em um espaço ao ar livre”, disse.  Ele ainda explicou a estrutura prevista para o evento.

“Serão duas opções de alimentação, com pratos de origens alemã e italiana, remetendo aos imigrantes que vieram para a cidade. Além disso, teremos nove cervejarias participando.

Haverá uma estrutura de banheiros químicos e mesas e cadeiras espalhadas para que as pessoas possam curtir o almoço e os shows na praça, tudo a um preço dentro da realidade”, destacou Marcos Henrique Miranda. História no ParqueO Museu Mariano Procópio terá vários eventos saudando a passagem da Tocha Olimpica, que deve chegar ao local por volta de 18h50.

O público poderá conferir a apresentação de Thiago Miranda, às 15h30, e dos alunos de violão, flauta e percussão do Programa Gente Em Primeiro Lugar, às 17h. No entanto, de acordo com o superintendente do Museu Mariano Procópio, Douglas Fasolato, o destaque será dado aos laços olímpicos da instituição, com a exposição “Recordações da Viscondessa de Cavalcanti” e à lembrança de uma visita do Imperador Dom Pedro II ao local em 1869.

Haverá uma encenação, além de orquestra e um coro apresentando a ópera “O Trovador” de Verdi, como foi feito no século XIX. (Confira no vídeo acima)Samba no TerreirãoO desfecho do revezamento da Tocha Olímpica será no Terreirão do Samba, na Avenida Brasil.

Será o último evento no local, antes das obras do novo Fórum da cidade. E a saideira será com o ritmo que o batizou.

A partir das 16h, haverá a apresentação da Bateria Samba Show, da Liga Independente das Escolas de Samba de Juiz de Fora (Liesjuf). O grupo formado por 25 ritmistas de agremiações da cidade apresentará repertório com sambas do Rio de Janeiro e de Juiz de Fora, também em homenagem aos 50 anos dos Desfiles Oficiais.

Bateria formada por integrantes das agremiações de Juiz de Fora irá abrir a programação no Terreirão do Samba em Juiz de Fora (Foto: Roberta Oliveira/ G1)
A partir das 17h, começa o show do Ponto do Samba, com Roger Resende, Carlos Fernando, Sandra Portela, Alessandra Crispim e banda. Ao G1, Sandra Portela antecipou que o repertório da apresentação terá “Canta Brasil” e sambas de Clara Nunes.

Ansiosa, destacou a honra que será participar de um evento tão importante na história da cidade.
“É uma emoção única poder cantar na passagem da Tocha Olímpica por Juiz de Fora.

E a trilha sonora é perfeita, porque o samba está sempre ligado ao esporte e é um ritmo brasileiro. Estou muito feliz por ter sido convocada para usar um pouco da minha voz.

É como se eu também estivesse no pódio”, afirmou.
A honra de estar no evento também foi lembrada por Alessandra Crispin.

Ela promete interpretações de “Sem Compromisso”, do sambista Geraldo Pereira, e “Samba Fino”, do CD dela recém-lançado.
“Vou estar com o Ponto do Samba representando o novo cenário do samba local.

Eu me sinto mais que honrada em defender o samba com muita alegria e força. Espero que seja uma festa maravilhosa, que todos compareçam e em um local que faz parte da historia da cidade”, disse.

Alessandra Crispim vai se apresentar no show no Terreirão do Samba, no encerramento do Tour da Tocha em Juiz de Fora (Foto: Roberta Oliveira/G1)
Por volta de 18h50, está prevista pela organização o início da Cerimônia Oficial do Rio 2016 com cerca de duas horas de duração. Como o revezamento será encerrado no local, haverá o acendimento da Pira Olímpica.

A Tocha irá pernoitar em Juiz de Fora. Na segunda-feira (16), segue em direção a Bicas, Leopoldina e Muriaé, de onde se despede de Minas Gerais.

Confira a programação cultural durante revezamento da Tocha Olímpica:Parque da Lajinha17h24: Chegada da Tocha – SolenidadePraça Jarbas de Lery Santos11h às 20h: Feira de gastronomia e cervejas artesanais – Abrasel13h e 17h: Discotecagem com DJ Kureb15h30: Show com Banda Martiataka (rock)Parque Halfeld14h às 18h: Mercado das Pretas (feira de economia afrocentrada)14h30: Roda de capoeira com os alunos do Programa Gente em Primeiro Lugar15h: Show com Banda 3,2 único (música regional brasileira)16h: Show com Banda Matilda (MPB/música autoral)17h: Apresentação Grupo Ingoma (MPB/ tambor mineiro)18h: Apresentação da Banda da 4ª Brigada de Infantaria Montanha LeveCentro Cultural Dnar Rocha15h: Tarde Cultural (exibição de filmes, apresentações de música, dança, teatro e capoeira, grafite e oficinas culturais diversas)18h: Apresentações artísticas dos alunos do projeto Gente em Primeiro Lugar na Rua Mariano Procópio (balé clássico, hip-hop, maculelê e percussão)Museu Mariano Procópio15h30: Show com Thiago Miranda17h: Apresentação de violão, flauta e percussão dos alunos do Programa Gente Em Primeiro Lugar19h30: Coro Lírico:- Alusão à cena do passeio de barco de Dom Pedro II no lago do Parque do Museu Mariano Procópio- Exposição do Leque da Viscondessa de Cavalcante, com assinatura do Barão de CoubertinTerreirão do Samba16h: Show da Liga das Escolas de Samba de Juiz de Fora (25 ritmistas das escolas de samba de Juiz de Fora)17h: Ponto do Samba, com Roger Resende, Carlos Fernando, Sandra Portela, Alessandra Crispim e banda
.