Centro Histórico tem 29 casarões com risco de desabamento (Foto: Divulgaçã/ Defesa Civil)
Uma campanha educativa para alertar sobre as áreas de risco no Centro Histórico de São Luís foi realizada nesta quinta-feira (5) pela Defesa Civil Municipal. Atualmente há 29 casarões históricos com risco de desabamento e 60 pontos classificados como de risco iminente de deslizamento ou desabamento. A ação de caráter educativo foi destinada aos moradores e trabalhadores do Centro Histórico.

O objetivo foi sensibilizar e conscientizar essa população sobre os riscos de habitarem imóveis que estão condenados pela Defesa Civil.
A equipe da Defesa Civil instruiu os moradores a ficarem atentos aos sinais de um possível deslizamento ou desabamento, tais como rachaduras em terrenos, muros, paredes e pisos, desprendimentos e quedas de solos, afundamento e deformação no leito das ruas, árvores e postes inclinados, entre outros indícios que predispõem a área a possíveis desabamentos.

Já nas áreas de encostas, as orientações repassadas pela campanha dizem respeito às medidas que devem ser adotadas em casos de enchentes e enxurradas, que aumentam o perigo de deslizamento de barreiras e desabamento de casas. A Defesa Civil informou que nos últimos anos o número de imóveis em situação de risco habitados caiu de 78 para 29.

Agentes passaram nos imóveis para explicar sobre os riscos para os moradores (Foto: Divullgação/ Defesa Civil)
.