Campanha de vacinação começa na próxima segunda-feira (25) (Foto: Ares Soares/Unifor)
A Secretaria de Saúde de Juiz de Fora começará, na próxima segunda-feira (25), a campanha de vacinação contra a influenza. Serão imunizados os grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mães com bebês de até 45 dias), trabalhadores da saúde, idosos e doentes crônicos.  A meta é imunizar 80% do público-alvo que compreende, em Juiz de Fora, a 138.

544 pessoas.
As vacinas estarão disponíveis nas unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPs); no posto de vacinação montado no prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em frente ao Parque Halfeld, na Rua Marechal Deodoro, nº 722, Centro; no Posto de Atendimento Médico (PAM) Marechal; nos departamentos de Saúde da Criança e Adolescente (DCSA), na Rua São Sebastião, nº 772, Centro; e do Idoso (DSI), na Rua Batista de Oliveira, 943, Centro.

Para se vacinar, bastar procurar a UAPs de referência ou um local de imunização com o cartão de vacinas. A vacina oferecida é a trivalente e protege contra os três subtipos do vírus influenza: A (H1N1); A (H3N2); e influenza B.

AtendimentoA Secretaria de Saúde montou um fluxo de atendimento de acordo com cada estágio da doença:
CASO A – Síndrome gripal simples em pacientes fora dos grupos de risco. Com febre de início súbito, maior ou igual 37.

8º C, acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: dor de cabeça ou no corpo e articulação sem dificuldade respiratória. O atendimento será na UAPs.

CASO B – Síndrome gripal simples em pacientes dentro dos grupos de risco. Paciente com sintomas de síndrome gripal sem dificuldade respiratória, porém, dentro do grupo de risco, será atendido nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), no Departamento de Urgência Regional Leste (DURL) ou Pronto Atendimento Infantil (PAI).

CASO C – Síndrome gripal grave. Paciente com sintomas de síndrome gripal com dificuldade respiratória será atendido nas UPAs, no DURL, no PAI ou no Hospital de Pronto Socorro (HPS).

“Dia D”O “Dia D” será realizado no dia 30 abril. Além dos locais de vacinação acima, exclusivamente nesta data, serão montados um posto na Igreja Sagrado Coração de Jesus – que fica na Rua Alberto Vieira Lima, nº 50, Bairu – e outro no Santa Cruz Shopping.

.