Em São Luís (MA), serão 180 pontos de vacinaçãocontra a gripe (Foto: Biaman Prado/O Estado)
A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de São Luís (MA) confirmou o início da campanha de vacinação contra a gripe Influenza para 30 de abril. Em 2016, segundo a Semus, meta é vacinar 80% do público-alvo – crianças com idade entre seis meses e cinco anos; doentes crônicos; idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da área de saúde; gestantes; puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto); a população privada de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e os trabalhadores do sistema prisional. A campanha vai até o dia 20 de maio.

O ‘Dia D’ da campanha é no próprio dia 30 (sábado), quando as unidades básicas de saúde estarão abertas das 8h às 17h exclusivamente para a vacinação. Serão 180 pontos de vacinação funcionando, com mais de 1,6 mil profissionais envolvidos em toda a capital maranhense.

“Estudos mostram que a vacina contra Influenza pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da doença. Por isso, vamos mobilizar os grupos prioritários para comparecerem aos postos e tomar a vacina”, destaca a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe.

A única contraindicação é para pessoas que tenham alergia a ovo ou que estejam com febre no momento da vacinação.
Ainda de acordo com a Semus, a vacina demora pelo menos duas semanas para fazer efeito, sendo eficaz contra os três tipos do vírus da gripe mais circulantes no Brasil – Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Em adultos, a dose é única. Para crianças, o esquema vacinal é de duas doses – com intervalo de 30 dias entre as duas – para que o sistema imunológico complete a proteção.

Crianças que foram vacinadas no ano passado, este ano só recebem uma dose.
.