Seis cemitérios urbanos da capital devem receber 50 mil pessoas (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)
Os cemitérios da área urbana de Manaus registraram movimentação intensa na manhã deste domingo (8). Os visitantes visitaram túmulos das mães para fazer homenagens e reparos nos jazigos de familiares no Dia das Mães. São esperadas 50 mil pessoas nos seis cemitérios da capital ao longo deste domingo, de acordo com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

O forte calor registrado em Manaus de 30°C não afastou a população dos cemitérios nesta manhã. No São João Batista, situado na Avenida Boulevard Álvaro Maia e no bairro Nossa Senhora das Graças (Zona Centro-Sul de Manaus), a movimentação de visitantes era intensa.

Os visitantes depositaram flores e velas em homenagens as mães que morreram. Visitantes prestam homenagens noDia das Mães (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)
Há 28 anos a economista e funcionária pública federal Noélia Falcão, tradicionalmente visita o túmulo dos pais no Cemitério São João Batista, no Centro de Manaus.

Neste domingo, Noélia fez homenagens à mãe Rizetti Galati Simões, que morreu aos 66 anos por complicações na diabetes. A funcionária pública relembrou a dedicação e o papel protagonista que mãe teve na formação do caráter da única filha.

“Tenho muita saudade. No Dia das Mães, Dia de Finados e outros dias venho sempre agradecer a dedicação que meu pai e mãe tiveram comigo.

Os dois dedicaram todas suas vidas para mim e deixaram principalmente como herança o caráter e educação. Minha mãe era rígida, mas era correta e responsável pela pessoa que sou hoje.

Esse caráter herdado dela eu passei para minhas filhas e por isso tenho uma base familiar sólida. Fico triste por não está do lado dela e poder proporcionar o conforto que ela merecia”, disse emocionada a funcionária pública.

Noélia Falcão prestou homenagens a mãe que morreu há 28 anos (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)CemitériosAo longo dos últimos 45 dias, a Semulsp realizou um mutirão de limpeza nos seis cemitérios urbanos de Manaus: São João Batista, na Avenida Boulevard Álvaro Maia; Santo Alberto, no bairro Colônia Antônio Aleixo; Santa Helena, no bairro São Raimundo; Nossa Senhora Aparecida, na Avenida do Turismo; São Francisco, no bairro Morro da Liberdade e Nossa Senhora da Piedade.
Nesta semana os trabalhos se concentram no cemitério Nossa Senhora Aparecida (Avenida do Turismo, Zona Centro-Oeste), maior espaço para sepultamentos da cidade.

Aproximadamente 150 trabalhadores realizaram os serviços de capinação, varrição, jardinagem, poda e raspagem das vias. Segundo o Subsecretário Operacional da Semulsp, José Rebouças, os trabalhos de manutenção nos cemitérios fazem parte da rotina dos serviços de limpeza da cidade.

  “Os cemitérios recebem equipes toda semana. Principalmente, na estação das chuvas, quando o mato cresce mais rápido e aumenta a demanda pelo serviço.

Para este Dia das Mães, estamos intensificando os trabalhos, que devem continuar durante e depois do domingo”, explicou Rebouças. Cemitério São João Batista deve receber mais visitantes neste domingo (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)
.