Mãe levou o filho de um ano e quatro meses para tomar vacina em Macapá (Foto: Abinoan Santiago/G1)
Crianças entre seis meses e dois anos de idade recebem neste sábado (14) a segunda dose da vacina contra a influenza H1N1. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foram disponibilizados até 3,5 mil doses distribuídas em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na capital amapaense. A campanha vai até as 17h.

A vendedora Cilene Soares, de 31 anos, levou o filho de um ano e quatro meses. Ele tomou a primeira dose na campanha feita em abril e precisou ser vacinado para completar o cartão contra a influenza.

“Ele teve que acordar cedo pelo menos neste sábado para poder ser vacinado. É sempre bom fazer qualquer esforço para cuidar da saúde”, disse a mãe, que levou o filho na UBS Lélio Silva, no bairro Buritizal, na Zona Sul de Macapá.

De acordo com a Coordenadoria de Imunização da Semsa, a criança que tomou a primeira dose ou está com a segunda atrasada poderá ser vacinada neste sábado. As demais pessoas do grupo de risco atendidas durante a campanha de abril não precisam tomá-la novamente.

“Essas crianças tomaram 0,25 ml de vacina na primeira dose vão receber a mesma quantidade na segunda para completar. Definimos uma data para que todas possam recebê-la e não ter perca de vacina”, disse a coordenadora Jorsete Cantuária.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que as vacinas estão disponíveis ao longo do dia nas UBSs Pedro Barros Monteiro, Perpétuo Socorro, Lélio Silva, Pacoval, Rubin Brito Aronovitch, Marcelo Cândia, Álvaro Pereira, São Pedro, Leozildo Barreto Fontoura, Coração, Infraero II e Marabaixo.
.