Cidade mirim foi construída dentro de Centro Educacional de Trânsito da Honda (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Alunos de 4 e 5 anos da rede municipal de ensino experimentaram pela primeira vez, nesta sexta-feira (13), a Cidade Mirim do Clublinho Honda. O espaço dedicado a ensinar os pequenos sobre educação e segurança no trânsito foi inaugurado nesta manhã, nas dependências do Centro Educacional de Trânsito da Moto Honda da Amazônia, na Zona Leste de Manaus.
O espaço com 65m² reproduz uma cidade com ruas, faixa de pedestre, semáforos e outros elementos do trânsito em versão “mirim”.

No local, alunos de 4 a 7 anos poderão experimentar a vivência de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres nas ruas. Para isso, os pequenos podem passear pela cidade em motos elétricas e aprender sobre o dia a dia no trânsito.

Crianças experimentaram situações diárias vividas no trânsito (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
A cidade mirim deve atender, inicialmente, o público escolar. Por tanto, a Moto Honda firmou parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Ao todo, 300 crianças de 15 escolas do município devem participar das atividades lúdicas no espaço. Para a secretária da pasta, Kátia Schweickardt, a iniciativa deve auxiliar na formação dos “motoristas e cidadão do futuro”.

“Certamente, em um futuro bem próximo, a gente já vai perceber uma mudança de comportamento em relação ao trânsito, que hoje é tão agressivo, inibe tanto os pedrestes e causa tantos acidentes. Desde hoje a gente já percebe que isso vai fazer muita diferença”, disse a secretária.

Sessão de cinema e jogos educativos também fazem parte do projeto (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Uma sessão de cinema com desenhos animados educativos também faz parte das atividades no espaço. Nos filmes, os personagens do programa Clubinho Honda vivem aventuras que simulam situações reais do trânsito, ensinando aos alunos o modo correto de agir.

Jogos educativos também fazem parte da programação.
De acordo com o diretor da Moto Honda, João Mazeri, a inauguração do espaço faz parte das ações de conscientização do Maio Amarelo, mobilização para alertar a sociedade sobre os altos indíces de acidentes de trânsito.

“A nossa ideia é fazer justamente com que aquelas crianças que estão na primeira idade já aprendam as questões básicas de trânsito e passem a praticar isso pela vida”, afirmou. Clubinho HondaO projeto “Clubinho Honda – Trânsito Amigo” surgiu em 1992 para ensinar, de forma leve e divertida, a boa convivência no trânsito entre pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas.

Em 2009, a ação ganhou versão em plataforma digital. Por meio do site do clubinho, professores, pais e alunos podem consultar filmes, games e histórias em quadrinhos sobre a temática.

Cidade Mirim é um projeto da Moto Honda em parceria com a Semed (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
.