Para a nova etapa Divinópolis recebeu mais 22 mil doses da vacina (Foto: Divulgação/PMD )
O Dia D de vacinação contra a gripe acontece neste sábado (30) em todos os 54 municípios do Centro-Oeste de Minas Gerais. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), no total estão disponíveis em todos os municípios mineiros 5. 278.

400 milhões de doses. O objetivo é que os grupos prioritários compareçam aos postos de saúde para receberem a vacina até o dia 20 de maio.

Segundo a referência técnica em influenza da SES-MG, Luciene Rocha, a vacina é segura, além de ser a maneira mais eficaz de evitar complicações e internações causadas pela gripe. A única recomendação é de que não seja usada por pessoas com histórico de reação alérgica ou portadoras de alergias referentes a ovos de galinha.

“A vacina usada na campanha contra a gripe é segura e bem tolerada. Em poucos casos podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção ou endurecimento.

Além disso, as pessoas que não tiveram contato anterior com os antígenos, substâncias que provocam a formação de anticorpos específicos, podem apresentar mal-estar ou febre. Todas estas ocorrências tendem a desaparecer em 48 horas”, explicou.

Municípios da região Centro-Oeste de Minas informaram ao G1 os locais que haverão atendimento, horários e previsão do público a ser imunizado. DivinópolisA Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis (Semusa), por meio do Setor de Imunização da Diretoria de Atenção Básica, recebeu da Superintendência Regional de Saúde um novo lote de vacina contra a influenza, a H1N1.

Estão à disposição do município outras 22 mil doses para a nova etapa de vacinação no sábado (30).
No munícipio a nova etapa acontecerá nas unidades Afonso Pena, Bom Pastor, Central, CSU, Danilo Passos, Ermida, Ipiranga, Itaí, Nações, Niterói, Nossa Senhora das Graças, Planalto, São José e Tietê.

Segundo o Executivo, Divinópolis antecipou a campanha de vacinação em 16 de abril, na ocasião sete mil pessoas foram vacinadas. Com mais este quantitativo de vacina que chegou ao município será possível ampliar a estratégia de vacinação.

Além disso, ainda de acordo com a Prefeitura, o número de postos de vacinação aumentou de cinco para 14 nesta na nova etapa. Desta forma, a expectativa é diminuir o tempo de espera para receber a vacina.

A vacinação ocorrerá nas unidades de saúde até 20 de maio ou enquanto houver vacinas disponíveis no estoque da Semusa. FormigaEm Formiga, a vacinação foi antecipada e ocorre desde o dia 11 de abril.

O executivo afirmou que sábado (30) todos os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h. A expectativa é de que cerca de 16 mil pessoas sejam vacinadas.

Por causa disso a Secretaria de Saúde buscará mais 4. 800 doses da vacina na Superintendência Regional de Saúde para atender todos os grupos de risco.

Até o dia 25 de abril haviam sido imunizadas 6. 978 pessoas.

Uma nova parcial da vacinação será divulgada no início da semana que vem. Vacinação foi antecipada em Santo Antônio do Monte (Foto: PSA/Divulgação)Santo Antônio do MonteNo município também foi antecipada a campanha de vacinação.

O objetivo é que a meta estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde seja atingida nesse final de semana, quando o restante do grupo prioritário poderá usufruir do serviço.
A vacinação ocorrerá em todos os PSF’s da área urbana na Comunidade São José dos Rosas.

Os postos estarão abertos entre 8h e 15h. A expectativa é que sejam vacinados pelo menos  sete mil pessoas dos grupos prioritários, o que corresponde a 80% do público-alvo.

Lagoa da PrataEm Lagoa da Prata também houve vacinação antecipada. Cerca de cinco mil pessoas já foram vacinadas.

Para sábado (30) a previsão é de que três mil pessoas sejam imunizadas.   A vacinação ocorrerá em todos os PSF’s e na Policlínica II, de 8h as 16h.

JaparaíbaA Secretaria Municipal de Saúde de Japaraíba informou que no Dia D serão vacinados doentes renais crônicos, crianças de seis meses e cinco anos incompletos, gestantes e idosos acima de 60 anos. O município ressaltou que as pessoas que tomaram a vacina em 2015 deverão tomar a dose novamente este ano.

No município a vacinação ocorrerá na Policlínica e no posto de saúde do Capoeirão, no horário de 8h as 17h. A meta é vacinar 80% do público alvo.

No Centro-Oeste MG, 54 municípios realizam vacinação neste sábado (30)  (Foto: Divulgação/Guaratinguetá)ArcosEm Arcos a vacinação antecipada ocorre desde o dia 16 de abril para grupos de risco. Após esta data também foram vacinados todos os idosos dos asilos.

Na primeira etapa mais de mil pessoas foram imunizadas.  
A segunda etapa foi iniciada na quarta-feira (27) em todos os PSF’s da cidade.

No sábado (30), dia D, a vacinação acontecerá na Fundação Municipal de Saúde (Fumusa) a partir das 8h e a expectativa é de que sejam vacinadas cerca de duas mil pessoas. Bom DespachoNo município a vacinação foi adiantada no dia 12 de abril, no qual 3.

776 pessoas foram imunizadas. Para o dia D todas as 15 unidades de saúde atenderão, de 8h às 17h, sem intervalos para almoço.

A expectativa é de que no mínimo a meta de 80% seja alcançada, imunizando mais 3. 788 pessoas.

 Em Bom Despacho todas as 15 unidades atenderão sem intervalo para almoço (Foto: Divulgação/ Semus)Pará de MinasEm Pará de Minas a vacinação ocorrerá de 8h as 17h nas Unidades Básicas de Saúde, Caic, Vila Ferreira, Providência, Padre Libério, Baixo Santos Dumont, São Pedro, São Cristovão, Torneiros, Tavares, Nossa Senhora de Fátima, Dom Bosco, Ascenção, além da Políclinica e na zona rural.  Nova SerranaEm Nova Serrana a vacinação foi antecipada no dia 19 de abril.

Para o sábado (30), a Secretaria de Saúde informou que todas as unidades de saúde atenderão das 8h às 16h para a imunização contra H1N1. A previsão é de que aproximadamente 13 mil pessoas sejam vacinadas.

O setor ressaltou a necessidade da apresentação do cartão de vacina.
.