Evento ocorre pela primeira vez no Brasil (Foto: Rickardo Marques/G1 AM)
A cidade de Manaus recebe entre os dias 28 de abril a 2 de maio a 8ª edição da Conferência Ibero-Americana sobre Justiça Eleitoral. O evento ocorre pela primeira vez no Brasil, que se tornou membro do Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral (Idea). Uma cerimônia de abertura foi realizada nesta quinta-feira (28) na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), na Zona Centro-Sul da capital.

Magistrados e representantes de diversos países participam do evento e irão discutir sobre a judicialização da política. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli ressaltou a importância da conferência e afirma que a troca de experiências entre os países é relevante.

“Vamos tratar de um tema muito importante para o Brasil, que é a representação política, a qualidade dos partidos políticos, dos nossos representantes e a maneira de se criar uma democracia mais forte. E como que os judiciários eleitorais nesses países têm se confrontando com a judicialização da política, que é algo comum a todos os países democráticos.

Cada vez mais os embates políticos são levados para que o judiciário decida esses conflitos”, disse. Presidente do TSE, ministro Dias Toffoli ressaltou atroca de experiências(Foto: Rickardo Marques/G1 AM)
É a primeira vez que a Conferência Ibero-Americana é realizada no Brasil e o evento faz parte das comemorações da adesão do país ao Idea.

Toffoli afirmou ainda que a participação do Brasil em eventos como este são de extrema importância.
“Ao mesmo tempo em que levamos nossas experiências como a urna eletrônica, como uma organização das eleições pelo poder Judiciário, que em muitos países não é assim, por outro lado nós aprimoramos nossa democracia”, concluiu.

.