Defensoria Pública amplia atendimento ao públicoa partir desta segunda-feira (25), no Paraná(Foto: Chuniti Kawamura/Divulgação/ ANPr)
A partir desta segunda-feira (25), a Defensoria Pública do Paraná (DPPR), em Curitiba, passa a distribuir 50 senhas diárias – 10 a mais que antes – para as pessoas que procuram o Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM). A intenção é reduzir a espera pelo atendimento.
O CAM é responsável pela triagem inicial dos casos e eventual encaminhamento para assistência jurídica em áreas como de Direito da Família, Cível e Fazenda Pública, entre outras.

De acordo com a DPPR, anteriormente, eram distribuídas 40 senhas por dia, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 13h30.
Com as senhas, os assistidos que se enquadram nos critérios socioeconômicos são direcionados para as áreas específicas de atendimento, a fim de ajuizarem ações na Justiça.

É o caso de quem busca assistência para fazer o divórcio, para obter a guarda dos filhos, para requerer regularização fundiária, para solicitar a gratuidade de medicamentos ou tratamentos de saúde, para pedir pensão alimentícia, entre outras demandas.
Ainda segundo a DPPR, a expectativa é a de aumentar o número de senhas para 60 dentro de um mês.

Por enquanto, os dias e horários de atendimento são mantidos, mas pode haver mudanças mais adiante.
Os critérios socioeconômicos para atendimento também continuam os mesmos.

A DPPRA DPPR, além de ter 109 defensores públicos no estado, possui uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes jurídicos, psicólogos e assistentes sociais que dão o amparo profissional para que casos mais complexos – como os de violência contra crianças e adolescentes e mulheres, por exemplo – possam ser plenamente acompanhados.
Em 2015, a Defensoria Pública realizou quase 54 mil atendimentos em todo o Paraná.

ServiçoA Sede Central da Defensoria Pública do Paraná fica na Rua Cruz Machado, 58, no Centro de Curitiba. O Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 13h30.

O telefone do local é o (41) 3219-7346
São atendidas pessoas com renda familiar mensal de até três salários mínimos federais. Podem ser solicitados documentos para se comprovar a informação, como carteira de trabalho e holerite, entre outros.

A DPPR em Curitiba também possui sedes nos fóruns dos bairros Santa Cândida, CIC e Pinheirinho. Os endereços podem ser encontrados aqui.

.