Ação aconteceu em parte da orla da Pajuçara (Foto: Suely Melo/G1)
A coordenadoria estadual de Defesa Civil de Alagoas promove, nesta terça-feira (19), um simulado de resgate de vítimas em ambientes alagados. A ação, que conta com a participação de diversas instituições, como o Corpo de Bombeiros, Marinha, Exército, Polícia Militar e Samu, é realizada na orla da praia de Pajuçara, em Maceió.
O tenente Coronel do corpo de bombeiros, Reinaldo Moura, explicou a importância da simulação.

“O simulado procura corrigir as falhas que podem ocorrer em uma situação de perigo real, deixando o efetivo melhor condicionado para uma diminuição do tempo resposta de um resgate em áreas inundadas”, explicou.
De acordo com o socorrista do Samu, Ricardo Lima, o treinamento é muito importante para qualificar os profissionais.

“O objetivo dessa simulação é a qualificação dos profissionais para o caso de termos uma ocorrência assim já estarmos preparados”. Helicóptero foi utilizado para simular resgate (Foto: Suely Melo/G1)
Cerca de 200 pessoas participaram do simulado, sendo o maior já realizado no estado de Alagoas.

Também participaram da ação integrantes da Organização Não Governamental (ONG) Salve que fizeram o papel das vítimas de afogamento.
Os militares do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) colocaram em prática o planejamento estratégico da unidade, que é a preparação para atuar em casos de resgate das vítimas de áreas inundadas e em situação de risco.

.