Defesa Civil identifica pontos vulneráveis e avalia a necessidade de intervenção (Foto: A. Baeta / Divulgação)
A Defesa Civil de São Luís começou nesta terça-feira (26) à “Campanha de Prevenção de Riscos e Desastres” na Vila São Luís e Vila Isabel, bairros da capital maranhense. Com materiais educativos – folders e cartilhas voltadas para o público infantil – o órgão vinculado à Secretaria de Segurança com Cidadania (Semusc) faz um alerta para as famílias que vivem em uma das 60 áreas de risco de alagamento e deslizamento em São Luís.

A cartilha elaborada pela Defesa Civil aborda didaticamente os principais perigos ocasionados pelo período chuvoso como, por exemplo, deslizamentos e alagamentos. O livreto também apresenta dicas sobre prevenção de desastres, além de um jogo de palavras cruzadas para que as crianças testem seus conhecimentos sobre o tema abordado.

Durante a ação, a Defesa Civil busca identificar pontos vulneráveis e avaliar a necessidade de intervenção. Defesa Civil alerta sobre os riscos de viver em áreas de risco (Foto: A.

Baeta / Divulgação)
O secretário municipal de Segurança com Cidadania, Breno Galdino, considera fundamental a atuação articulada de diversos órgãos nas ações preventivas de danos causados por temporais, reforçando o papel da população no dia a dia. “Esta atividade que estamos realizando intensifica o trabalho preventivo em execução na capital maranhense.

Tenho certeza que podemos contar com o empenho da população na manutenção da limpeza das vias públicas, evitando a obstrução da rede de drenagem e inundações”, disse Breno Galdino.
As ações preventivas da Defesa Civil, que incluem a campanha educativa, estão aliadas aos serviços de drenagem executados em pontos estratégicos da cidade e que já proporcionam impacto positivo para população.

“A prevenção é a melhor opção para evitarmos os acidentes provocados no período chuvoso. A Defesa Civil tem trabalhado em diversas intervenções visando minimizar o impacto que esse período provoca”, destacou a superintendente da Defesa Civil Municipal, Elitânia Barros.

A Defesa Civil, órgão da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), atende 24 horas por dia, através do telefone 153.
.