Blitz do Detran e PRF foi feita em ponto estratégico de Ji-Paraná (Foto: Marco Bernardi/ G1)
O Departamento de Estadual de Trânsito (Detran) organizou uma blitz educativa, na tarde desta quarta-feira (11), para alertar motoristas e motociclistas dos perigos do trânsito em Ji-Paraná (RO), região central do estado. O objetivo da ação foi conscientizar os motoristas sobre os perigos do trânsito, através da campanha “Maio Amarelo”. O ato também contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Marta Luna, educadora de trânsito do Detran, comentou que o intuito da blitz era alertar os motoristas e motociclistas da cidade sobre os vários riscos quando se está na direção de um veículo. “Elaboramos algumas atividades para chamar a atenção das pessoas, para que elas pensem o que podem fazer para melhor o trânsito.

Hoje fizemos essa ação e um colaborador encenou a morte para lembrar que muita gente ainda perde a vida nas ruas e rodovias”, comenta a educadora.
O mês de maio é considerado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) como mês nacional de prevenção de acidentes de trânsito.

Segundo números do Detran, em média acontecem 12 acidentes de trânsito na cidade de Ji-Paraná. “No dia 11 de maio é comemorado o dia da assinatura da Década de Ação pela Segurança no Trânsito.

Fizemos uma ação rápida para não congestionar o trânsito, chamando as pessoas para conhecerem a campanha”, conta a agente da PRF Ângela Brondolo.
Além das abordagens nas ruas, também será realizada uma manhã cultural no dia 25 de maio na Escola Almir Zandonadi para conversar com as crianças e os pais sobre a atenção no trânsito.

Uma corrida e um passeio ciclístico também estão no calendário da campanha até o o fim de maio.
.