Serviços na área de saúde serão ofertados gratuitamente (Foto: Jéssica Alves/ G1)
Cerca de 80 serviços serão ofertados gratuitamente na programação do Dia do Trabalhador, no domingo (1º), no Estádio Olímpico Milton de Souza Corrêa, o Zerão, localizado na Zona Sul de Macapá. De acordo com a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Sete), atendimentos de saúde, beleza, cidadania e torneios esportivos estão no cronograma. Ação vai ofertar vagas de emprego em Macapá(Foto: Arquivo/G1)
A ação em homenagem aos trabalhadores amapaenses será de 8h às 14h e contará com 40 parceiros, entre secretarias de governo, instituições federais e iniciativa privada.

O coordenador de Trabalho da Sete, Paulo Brito, disse que vagas de empreso serão ofertadas durante a programação.
“O Sistema Nacional de Emprego fará cadastro de trabalhadores, prestará informações sobre seguro desemprego e ainda fará a intermediação de mão-de-obra, com recebimento de currículos e oferta de vagas de emprego de empresas locais”, falou.

Segundo a coordenação, a expectativa é de que 16 mil pessoas participem da programação durante o feriado. A meta é realizar aproximadamente 27 mil atendimentos.

Segundo o coordenador, o tema central neste ano é a conscientização para melhoria da qualidade de vida do trabalhador. Regularização do título de Eleitor será feita naprogramação (Foto: Divulgação/ TSE)Emissão de documentosA rede Superfácil, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Polícia Técnico-Científica e Sistema Único de Saúde (SUS) estarão presentes durante a ação, com emissões de carteira de identidade (1ª e 2ª vias), do cartão do SUS e da carteira de trabalho.

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (Tjap), por meio da Casa da Justiça e Cidadania, vai oferecer uma série de serviços gratuitos à população amapaense, como o reconhecimento de paternidade e pedido de 2ª via da certidão de nascimento ou de casamento, além de atendimento nas varas da Infância e da Juventude e Soluções de Conflitos e Cidadania e ainda Mediação Escolar.
Quem tem pendências eleitorais e necessita regularizar o título poderá procurar o posto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que atenderá com os serviços de expedição do primeiro título eleitoral, transferência de domicílio eleitoral: mudança de município onde o eleitor vota e mudança de localidade, alteração de endereço; e requisição de sessão especial: solicitação para que o eleitor com deficiência possa transferir para local de votação que atenda à sua necessidade.

Corte de cabelo será ofertado de graça no Dia doTrabalhador (Foto: John Pacheco/G1)
O Procon oferecerá orientação e distribuição de cartilhas educativas sobre os direitos e deveres dos consumidores.
A Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) fará o registro de ocorrências, preenchimento de boletins, orientações e apresentação de projetos sociais desenvolvidos pela instituição.

Assistência socialAs unidades móveis da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM) farão atendimentos nas áreas de assistência social, psicopedagogia, fisioterapia, psicológica, assistência jurídica e distribuição de kits, palestras e oficinas. Saúde e belezaProfissionais da beleza farão corte de cabelo.

Além disso, escolas técnicas oferecerão diversos tipos de massagens terapêuticas gratuitas para os trabalhadores. Outros serviços como distribuição de preservativos, vacinação de crianças, jovens e adultos, verificação de pressão arterial, massoterapia, saúde bucal, ações educativas de saúde, atendimento odontológico e palestras serão oferecidos aos trabalhadores.

Atividades incluem a Corrida do Trabalhador(Foto: Arquivo/GE-AP)
A vacina contra o HPV será aplicada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest) divulgará seus serviços e prestará informações sobre laudo médico para a pessoa com deficiência.

A Caesa fará demonstração de uso consciente da água e distribuição de informativos. CulturaA equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seed) fará a doação de livros, orientação sobre a conservação de livros, contação de histórias, teatro infantil e dinâmica (jogos e brincadeiras).

No evento haverá ainda exposição da galeria de artes Samaúma, venda de artesanato e feira de adoção de cães e gatos, organizada pela Ong Anjos Protetores, além de teatro e dança, shows artísticos culturais e praça de alimentação. SegurançaA programação terá a presença da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal de Macapá e da Companhia de Transporte e Trânsito de Macapá (CTMac).

Uma equipe do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) divulgará a campanha Maio Amarelo para prevenção de acidentes. A Polícia Civil estará presente com registro de ocorrências, exposição de cães adestrados e exposição de entorpecentes.

A Polícia Militar ficará responsável pela segurança pública do cidadão no entorno e dentro do estádio Zerão. Esporte e lazerAs atividades de lazer incluem ainda a Corrida do Trabalhador, torneio de futebol com 16 equipes, aula de zumba, jogos de salão e recreativos.

  Diversos prêmios serão sorteados para os trabalhadores durante a programação.
.